Agência do IBGE de Caxias está se preparando para o Censo 2007

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h05

CAXIAS - A agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de Caxias (IBGE) está se preparando para a realização do Censo 2007. Desde o dia 13 de março, os agentes supervisores censitários estão em treinamento. Eles já percorreram o município para delimitar as áreas dos setores pelos quais serão responsáveis durante a realização da pesquisa, que começa oficialmente em todo o Brasil no dia 16 de abril.

Até o momento, nenhuma dificuldade foi encontrada pelos agentes, conforme informações do chefe da subárea do município Audizío Araújo, e já foi possível por meio do trabalho de campo fazer uma estimativa da quantidade de domicílios existentes em Caxias, faltando agora apenas a segunda etapa do trabalho, que é a contagem da população.

“O trabalho de reconhecimento da área é importante porque cada agente censitário, que será responsável pela coordenação de uma equipe de até cinco recenseadores, tem um perfil de como é cada um dos setores nos quais foram divididos o município. Dessa forma eles já sabem do trajeto e aspecto de cada área. Já temos inclusive o percentual de residências, o que falta é agora saber quantos caxienses existem”, explica o coordenador.

Caxias contará, a partir do dia 16 de abril, com o trabalho de contagem realizado por 70 recenseadores. A previsão é de que o resultado do concurso seja divulgado dia 23 de março. Os profissionais que atuarão neste serviço durante quatro meses ainda passarão por treinamento, que começa dia 3 de abril.

CIDADES

Durante a semana, os profissionais de seis cidades que fazem parte da subárea do município, Afonso Cunha, Duque Bacelar, São João do Sóter, Aldeias Altas, Coelho Neto e Caxias, passaram pelo treinamento teórico do Censo 2007, realizado na sede da escola municipal Paulo Marinho.

Conforme Giordano Batista, instrutor do treinamento, nesta etapa eles recebem orientações sobre como fazer e acompanhar a coleta, para que não haja falhas na hora de fiscalizar o trabalho dos recenseadores, que serão os profissionais que atuarão diretamente nas ruas.

“Além de ter acesso a todos os termos teóricos eles conhecem alguns conceitos de cartografia, definições sobre o que é e como funciona o Censo agropecuário, que também realizará simultaneamente a contagem da população”, revela o instrutor.

Um total de 84 agentes supervisores censitários participam das aulas teóricas. Selecionados através de concurso, é nesta etapa que eles aprendem como atuar durante o processo de coleta. Novidade para aqueles que trabalham pela primeira vez como supervisor, para outros, participar do Censo 2007 é mais uma experiência.

Dentre os participantes do treinamento há alguns que trabalharão na coleta pela segunda vez. Eles são unânimes ao afirmar que a grande novidade deste ano são os computadores de mão que serão utilizados durante o processo de coleta e que todos os envolvidos na pesquisa são obrigados a aprender a manusear.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.