Comarca de Caxias aguarda hoje 114.441 eleitores aptos a votar

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h15

CAXIAS - A partir das 8h de hoje, um total de 91.158 eleitores caxienses estão sendo aguardados em 100 locais de votação, situados nas zonas urbana e rural de Caxias. Em Aldeias Altas, estão aptos a comparecer às urnas 12.995 eleitores. Eles votarão em 42 seções distribuídas em 12 locais. Já em São João do Sóter, o total é de 10.288 eleitores. Eles podem ir às urnas em 38 seções, em 16 locais para votar. Os três municípios fazem parte da Comarca de Caxias.

Desde a última quinta-feira, foi suspensa a emissão de título de eleitor, para que os computadores disponíveis no Fórum Eleitoral Desembargador Joaquim Teixeira fossem preparados para serem utilizados hoje, a partir das 18h, quando começa a apuração nos três municípios.

As 324 urnas para a realização do pleito já foram distribuídas nos locais de votação desde ontem. A expectativa é de que não haja qualquer problema técnico. Caso ocorra, as urnas com defeitos serão substituídas pelas máquinas de contingência e em último caso a urna de lona com a antiga cédula eleitoral.

META

A meta é evitar transtorno, como o acontecido na eleição municipal de 2004, quando as urnas, tanto a titular quanto a de contingência, apresentaram problemas e tiveram que ser substituídas em uma seção eleitoral situada na escola municipal Antônio Rodrigues Bayma. O fato não chegou a prejudicar o processo eleitoral, mas atrasou a votação em mais de uma hora.

Policiais militares estão distribuídos estrategicamente pelas ruas da cidade. Mais de 100 homens garantirão a lisura e a segurança do pleito. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) conta com o apoio de 6.420 policiais militares, que atuarão na manutenção da ordem pública durante as eleições, em todo o estado. Os policiais estão distribuídos em 19 áreas-pólo.

Os candidatos aos cargos de deputados estadual e federal, que concorrem a uma vaga na eleição deste ano e que residem em Caxias, votam pela manhã. Terão prioridade. Também terão prioridade na hora de votar os eleitores com mais de 60 anos, grávidas, lactantes, pessoas com crianças de colo e ainda os profissionais que estão trabalhando na realização do processo eleitoral.

PROIBIÇÃO

Com as novas regras eleitorais, os fiscais de partido estão terminantemente proibidos de utilizar qualquer peça, desde bottons, bonés, adesivos ou camisetas, que transmitam a imagem ou número de candidato. Para identificá-los, a Justiça Eleitoral autorizou apenas o uso de um crachá.

A justificativa do voto, daqueles que estão fora do seu domicílio eleitoral, poderá ser feita em qualquer local de votação e ainda na sede do Fórum Eleitoral, no mesmo horário em que acontecer a votação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.