Caxias ainda não dispõe de rede de esgoto

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h17

CAXIAS – Não existe rede de esgoto sanitário em Caxias. Segundo a Secretaria Municipal de Obras, nem mesmo o centro da cidade dispõe de esgoto. A pouca canalização que existe tem a finalidade de dar vazão à água da chuva, o chamado esgoto pluvial.

Na periferia da cidade, onde o acesso ao saneamento básico é mais precário, os banheiros em grande parte das residências são improvisados, com estruturas feitas de talo, esteiras ou lonas. Em outras residências os banheiros são feitos de palha e esses locais são de uso comum de toda a família.

As necessidades fisiológicas da comunidade desses lugares são feitas, geralmente, em locais também improvisados, buracos abertos no quintal – fossa como a que existe na casa do lavrador José Luís de Araújo, no bairro Antenor Viana.

“A situação é essa, quando enche uma fossa, logo fazemos outra e desse modo vamos vivendo. Não tem outra solução”, esclarece o lavrador.

As crianças são as que mais sofrem com a falta de rede de esgoto.

O contato delas é praticamente inevitável com vários tipos de dejetos. “Às vezes aparece muita criança com coceira na pele, pois elas brincam em qualquer lugar e se misturam com tudo que não presta por aí” disse a lavradora Conceição Oliveira.

Deficiência

A água que obedece ao padrão de potabilidade, isto é, aquela que serve para o consumo humano chega com deficiência em muitos bairros. Francisco Calisto Lima, por exemplo, já chegou a passar mais de 10 dias sem água nas torneiras.

A coleta de lixo também é alvo de reclamação na cidade. No bairro Antenor Viana, por exemplo, as ruas são de areia e, de acordo com os moradores, os carros de coleta estão impedidos de entrar, mas os que tentam, correm o risco de atolar.

“É muita areia para os carros passarem, por isso, o lixo é queimado nas portas ou é jogado em terreno baldio. As crianças gripam por causa da poeira e da fumaça”, destacou a moradora Maria do Socorro dos Santos Alves.

O secretário de Obras Vinícius Leitão informou que tem conhecimento do problema da coleta de lixo no bairro e que o problema da interrupção no fornecimento de água já foi resolvido. Já em relação ao esgoto sanitário, o secretário frisou que já está em andamento a obra de construção de uma estação de tratamento e rede de esgoto para atender a três bairros de Caxias: Volta Redonda,Vila Lobão e Vila Alecrim.

O bairro Antenor Viana, por enquanto, não será contemplado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.