Caxias ganha seu primeiro banco de leite

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h41

CAXIAS - O município de Caxias, no Maranhão, acaba de ganhar o seu primeiro banco de leite humano. O BLH Fernando Vieira Chaves foi montado nas dependências do Hospital Materno-Infantil Sinhá Castelo, atendendo às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O objetivo é atender a todas as crianças prematuras do município, internadas em UTIs e ainda aquelas que, por algum problema de saúde da mãe, não possam ter acesso ao alimento.

A implantação do banco de leite humano foi fiscalizada de perto pela coordenadora do Instituto Materno-Infantil Professor Fernando Figueira, de Pernambuco, Sandra Hipólito. Além de fiscalizar as instalações, ela também repassou uma série de informações aos profissionais que atuarão no banco de leite.

A promoção, a proteção e o apoio à prática da amamentação são elementos fundamentais ao combate à desnutrição e à mortalidade infantil, em grande parte associadas ao desmame precoce.

Neste sentido, os bancos de leite humano constituem-se aão supletiva eficaz no âmbito das políticas públicas de amamentação e requerem uma normalização técnica específica a fim de evitar fatores de risco à saúde dos lactentes e das mães.

Centro

O BLH é um centro especializado, obrigatoriamente vinculado a um hospital materno e/ou infantil, responsável pela promoção do incentivo ao aleitamento materno e execuão das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do colostro, leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição, sob prescrião do médico ou de nutricionista.

O BLH Fernando Vieira Chaves foi montado, por meio de recursos provenientes do Ministério da Saúde, que repassou os equipamentos para o município. Em contrapartida, a Prefeitura foi a responsável pela montagem da estrutura física do local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.