PM inicia Operação Feliz Natal e redobra a segurança em Caxias

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h54

CAXIAS - Garantir segurança redobrada para a população com a chegada das festas de final de ano é uma das metas estabelecidas para a Operação Feliz Natal, que está sendo realizada pela Polícia Militar de Caxias. O reforço policial é garantido, principalmente, em frente aos bancos, no centro da cidade.

“Com essa operação estamos focando os horários em que há maior movimentação no centro da cidade. O nosso intuito é garantir a segurança da população, principalmente daqueles que precisam utilizar os serviços bancários nessa época do ano e são alvos fáceis dos assaltantes. Desde que iniciamos a operação, no dia 5 de dezembro, já conseguimos prender diversos elementos suspeitos”, antecipa o tenente Luís Rodrigo, chefe do Grupo de Operações Especiais e coordenador da operação policial.

A Operação Feliz Natal será realizada até o dia 31 de janeiro. Até lá, além das rondas policiais, serão realizadas simultaneamente ações de prevenção de acidentes de trânsito. Conforme informações do tenente, essas medidas servirão apenas para orientar os motoristas, não terão o caráter de punição.

“Esse trabalho é apenas para garantir a segurança no trânsito e orientar aos motoristas que regularmente praticam algum tipo de infração e ainda não foram punidos pelos policiais do trânsito”, antecipa o policial.

Registros

Os índices de violência esse ano, registrados pela Polícia Militar, foram menores do que os do ano passado. Em 2003, as maiores ocorrências foram registradas quanto à apreensão de drogas, foram 1.817 no total, nenhuma delas em quantidades alarmantes.

Esse ano, esse mesmo tipo de ocorrência também foi campeão de registros, 1.361 no total. Ele acredita que pelo fato de Caxias está em desenvolvimento, esses casos tornaram-se comuns, mas não o suficiente para deixar a população alarmada.

O tenente Luís Rodrigo afirma que houve uma diminuição dos casos de violência e que esse resultado só foi possível graças ao trabalho preventivo que é desenvolvido pela policias do município.

“É uma parceria constante, temos pouca estrutura, mas estamos procurando de todas as formas coibir a violência. A população tem nos ajudado muito nesse trabalho, denunciando. O trabalho do posto volante da policia também é um dos pontos importantes desse sucesso. O posto móvel da PM já esteve durante algum tempo no bairro São Francisco, onde havia grandes índices de ocorrências e agora está no Volta Redonda. Isso leva mais segurança para a população e afasta os marginais”, garante o chefe do GOE.

Ele conta que não há em Caxias um bairro determinado onde há as maiores ocorrências. Ele alerta que as maiores reincidências são registradas nos bairros onde há concentração de pessoas com menor poder aquisitivo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.