Regional de Caxias faz avaliação dos trabalhos desenvolvidos em 2002

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h24

A gerente Irene Soares realizou, na última semana, um trabalho de avaliação dos projetos e benefícios desenvolvidos na Regional de Caxias durante este ano.

Na opinião da gerente, os resultados são bastantes animadores, principalmente para o setor agrícola onde ocorreu a maior parcela de investimentos.

"Todos os trabalhos são desenvolvidos para atender a realidade de cada Regional. A de Caxias, em especial, possui uma economia estritamente agrícola e acho que acertamos ao nos preocupar em desenvolver e aplicar bastantes projetos nesse setor", avalia Irene Soares.

"Com a implantação da Casa de Agricultura Familiar os agricultores tiveram um local mais preciso na hora de solucionar pequenos ou grandes problemas. Não é a toa que desde a sua inauguração foram realizados mais de 40 atendimento mensais", destaca.

Além da Casa, outro destaque para o setor agrícola foi a implantação de projetos que beneficiaram os moradores do povoado Barra do Ininga, localizado na divisa entre o Maranhão e o Piauí. No local começaram a ser implantados projetos de assentamento rural. Ao todo serão cultivados 18 hectares de campo irrigado, que beneficiarão 20 famílias daquela localidade.

No povoado Barra do Ininga estão sendo cultivados melancia, milho verde, feijão e abóbora. Além da terra e das sementes, os agricultores também recebem orientação permanente dos técnicos agrícolas da Gerência Regional, desde a compra dos equipamentos de irrigação, passando pelo plantio, colheita e a venda do que será cultivado.

"O projeto trará benefícios não apenas para essas famílias, mas para os próprios moradores da região, que poderão adquirir alimentos de qualidade sem a presença de agrotóxicos. Outra vantagem é a proximidade com o estado do Piauí, que possibilitará que esses produtos sejam vendidos por lá também, gerando lucro para esses produtores que poderão dispensar o atravessador", destaca o assessor agrícola, José de Ribamar Torres.

Os recursos para a elaboração do projeto, que orçado em torno de R$ 53,759 mil, são provenientes do Governo do Estado e do projeto Célula da Terra.

Para 2003, já está sendo programado mais uma série de investimentos no setor agrícola, mas a gerente destaca que as outras áreas também não ficarão sem a devida atenção por parte de seus assessores.

"É um trabalho em conjunto, para que possamos desenvolver os projetos agrícolas e assim aquecer a economia local. É necessário que todos trabalhem juntos, pois os filhos e até mesmo esses agricultores precisam de uma boa educação, necessitam de assistência social e saúde. Acredito que o governador José Reinaldo mais deseja é levar dignidade ao povo maranhense, por isso fazemos o nosso trabalho sem distinção, atendendo a todas as áreas e é assim que o nosso trabalho irá continuar no ano que vem" conclui Irene Soares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.