Governo adquire casa de Saúde para atender população de Caxias

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

Caxias - Foi transferida nesta semana a administração da Maternidade e Casa de Saúde de Caxias, que a partir desse mês passará a ser coordenada pela Prefeitura.

O hospital foi comprado pelo Governo do Estado no início do mês e era de propriedade do Deputado Estadual Humberto Coutinho, que solicitou um prazo para fazer alguns ajustes burocráticos, antes de passá-lo às mãos do Governo Estadual.

O estabelecimento hospitalar será administrado através de uma parceria com a Prefeitura, já que a saúde em Caxias está municipalizada.

A Casa de Saúde foi adquirida principalmente para servir como hospital universitário, para os cursos de Enfermagem, implantado em agosto desse ano, e para o curso de Medicina, cujo primeiro vestibular deverá acontecer em janeiro de 2003.

“Não houve grandes alardes quanto a essa transferência pelo fato de ser um projeto imediatista, ou seja, o governador José Reinaldo deseja que o hospital passe a funcionar o mais rapidamente possível no intuito de começar a beneficiar logo a população de Caxias e de outros municípios circunvizinhos”, frisou a Gerente Regional de Caxias, Irene de Oliveira Soares.

Com a entrega do hospital à Prefeitura esse passará a ser o terceiro estabelecimento de saúde administrado diretamente pelo Governo Municipal.

Prédio - Inaugurada em 1971, a Casa de Saúde, localizada na Rua Quinino Pires, no centro de Caxias, já tem prédio pronto, composto por enfermarias, UTI, Maternidade, Pediatria, Centro Cirúrgico, sala de esterilizações, refeitório, Pronto Socorro, além 15 apartamentos destinados aos atendimentos particulares.

Desde que a saúde passou a ser municipalizada, em 1993, o número de atendimentos da Casa de Saúde foi diminuindo gradativamente, tanto que, no ato da compra pelo Governo o hospital mantinha apenas dez pacientes internados. A capacidade do hospital é para manter funcionado 300 leitos. Com a municipalização o hospital passou a fazer apenas atendimentos particulares, principalmente consultas médicas.

“Mesmo administrando o hospital há tantos anos, acredito que fiz uma boa ação para a população caxiense, já que ele será transformado em um hospital Universitário. O hospital deixou de fazer atendimentos pelo SUS apenas por questões políticas, já que a prefeita não quis incluí-lo no Sistema Único de Saúde”, declarou Humberto Coutinho. A cerimônia de transferência administrativa deverá ser realizada dentro de algumas semanas.

Melhorias - Quem está comemorando a compra do Hospital pelo Governo do Estado é a população caxiense. Com a municipalização da saúde três hospitais públicos de Caxias sofreram modificações em seus atendimentos.

O Hospital Miron Pedreira fechou, a Casa de Saúde foi descredenciada do SUS, realizando apenas atendimentos particulares e a Policlínica Gentil Filho teve o seu número de atendimentos reduzidos.

Mantendo-se apenas em ritmo normal de atendimento a Maternidade Sinhá Castelo e Pronto Socorro João Viana, que passou por uma grande reforma para realizar os atendimentos emergenciais da população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.