Regional de Caxias realiza supletivo para o ensino fundamental e 2º grau

Agência Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

Continua neste domingo a realização do Exame Supletivo para os candidatos que se inscreveram durante o primeiro semestre deste ano.

Os inscritos para os testes do ensino médio devem fazer as provas nas escolas Duque de Caxias e Thales Ribeiro, enquanto os candidatos à aprovação no ensino fundamental farão as provas na escola Eugênio Barros, todas elas localizadas no centro da cidade.

“Os candidatos que optam pela realização do exame supletivo são pessoas que já deixaram de estudar há algum tempo, ou que estudaram e acabaram sendo reprovados apenas em uma ou duas disciplinas no máximo.

Com o teste do supletivo elas podem se preparar com bastante antecedência e em casa mesmo. Esse exame não invalida de forma alguma a capacidade de aprendizado de cada candidato”, expõe Ângela Vasconcelos, Diretora Regional de Educação.

Ao todo estão inscritos para o teste desse final de semana 903 candidatos, sendo 576 prestando o exame para a conclusão do ensino médio e 327 para o ensino fundamental.

Segundo a professora Ângela, a elaboração dos testes, bem como sua correção, são de responsabilidades dos técnicos da Gerência de Desenvolvimento Humano.

Cada candidato que já se submeteu ao exame anteriormente e foi reprovado em alguma disciplina, pode fazer apenas a prova na qual não conseguiu aprovação.

"Os resultados desses exames são emitidos na GDH, em São Luís. Quando o candidato é aprovado, resultado que demora em média até dois meses para ser divulgado, os certificados são entregues na sede da Diretoria Regional.

Quando o candidato aprovado está precisando urgentemente do certificado, no caso para assumir ou comprovar o grau de escolaridade em algum emprego ele pode ir pegar o certificado direto em São Luís”, complementa a gerente regional Irene Soares.

Na avaliação da gerente regional houve uma queda no número de candidatos ao supletivo nos últimos anos devido aos programas sociais de incentivo à escolarização desenvolvidos pelo Governo do Estado.

De acordo com os dados da Gerência de Desenvolvimento Humano, nos anos de 2000 e 2001 houve uma inserção quase total do número de crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 14 anos nas salas de aula.

Nos nove municípios da jurisdição da Regional de Caxias por exemplo, das 1.170.066 crianças e adolescentes em idade escolar, 1.608.23 estavam matriculados em 2001, perfazendo um total de 95,15% de escolarização nesse ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.