Plano de combate à violência sexual é implantado em Caxias

O principal alvo do projeto Sentinela são as crianças e adolescentes.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

Caxias - Já está em fase de implantação no município o Plano de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O projeto está sendo elaborado através de uma parceria entre o Conselho Tutelar, Delegacia da Mulher, Promotoria da Infância e Adolescência, Projeto Guarnicê-Funac/Unicef e Projeto Sentinela, durante as reuniões que estão sendo realizadas semanalmente na sede do Projeto Sentinela, localizado na rua Aarão Reis.

A meta das entidades envolvidas na elaboração do plano é de que ele esteja pronto para ser apresentado à sociedade caxiense até o dia 12 de outubro.

“Todos os órgãos envolvidos de uma forma ou de outra acabam atuando no combate à essa violência. O que nós estamos fazendo através dessas reuniões é definir as metas e o real papel e obrigação de cada uma dessas entidades. O plano, que seguirá os moldes do plano estadual, mas sendo trazido para a realidade de Caxias, será uma forma de engajar também a sociedade no combate a esses crimes contra as nossas crianças e adolescentes”, informa Joseneide Monteiro, coordenadora do Projeto Sentinela.

Elaborado através de etapas, Joseneide Monteiro afirma que a sociedade em geral também pode participar da criação e implantação do plano, pois a realidade dessas pessoas é que fará com que o projeto seja mais eficaz em sua atuação. Os interessados poderão participar das reuniões realizadas na sede do órgão às terças-feiras, a partir das 16h. Para o lançamento do plano de enfrentamento, já está sendo programado uma grande atividade cultural, bem como a publicação de uma cartilha com todas as diretrizes do plano, que serão distribuídas para toda a população interessada e entidades de combate à violência.

Casos - De acordo com os dados estatísticos, fornecidos pelo Projeto Guarnicê, que realizou uma ampla pesquisa no Conselho Tutelar e Delegacia da Mulher, o número de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual no município surpreende pelo grande registro de casos nesses locais.

Cerca de 1% dos casos registrado nos dois órgãos são de menores entre um a dois anos de idade, 7% corresponde a crianças entre três e seis anos, 15% das vitimas estão na faixa etária dos sete aos dez anos, 28% são os menores com 11 a 13 anos e 49% das vitimas tem entre 14 e 18 anos. O sexo feminino ainda é o principal alvo do agressor em Caxias, 99% das vítimas são meninas e adolescentes, enquanto apenas 1% são meninos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.