Justiça

Judiciário se prepara para ouvir a comunidade de Carutapera em audiência pública

Reunião pretende debater com autoridades os problemas relacionados à segurança e à situação dos presos encarcerados no município.

Imirante.com, com informações do CGJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Arte: Maurício Araya / Imirante.com)

CARUTAPERA - Os preparativos para audiência pública que acontece, na próxima sexta-feira (21), na comarca de Carutapera já estão quase finalizados. A informação é do juiz Alexandre Mesquita, titular da Vara Única da Comarca, que presidirá os trabalhos da reunião que pretende debater com autoridades locais e estaduais os problemas relacionados à segurança e à situação dos presos encarcerados no município. A audiência acontece no Ginásio Moacir Heráclito dos Remédios (Centro), a partir das 10h.

Situada no na Mesorregião Região Oeste do Maranhão, só há um caminho por terra para se chegar à cidade de Carutapera, que tem uma população estimada de 23 mil habitantes (IBGE 2014). Outra alternativa de entrada e saída é pela Foz do Rio Gurupi, que também se confunde com um braço de mar, por onde se pode acessar o município de Viseu, no Estado do Pará.

Essas características, típicas de cidade pequena, poderiam retratar uma sociedade mais pacata, todavia não é o que ocorre. De acordo com informações da Secretaria da Vara Única da Comarca de Carutapera, tem crescido o número de processos que envolvem crimes de furto e roubo, tráfico de drogas, contra a vida e aqueles em que as vítimas são mulheres e crianças, o que envolve casos de agressão, abuso e estupro.

Na Comarca de Carutapera tramitam cerca de 2 mil processos e a distribuição média mensal é de cerca de 120 novas ações.

A situação prisional das pessoas encarceradas também será discutida durante o evento, uma vez que a cidade conta com uma população carcerária de 60 presos onde só caberiam 12, de acordo com informações repassadas pela secretaria. O local também é inadequado, já que os presos ficam custodiados em celas de delegacia.

Assim como vem acontecendo em Pinheiro, que também realizará mais uma audiência pública no próximo dia 20 de agosto, o Judiciário está promovendo a mobilização com a finalidade de traçar estratégias comuns para uma atuação mais eficiente dos órgãos de Justiça. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Carutapera.

Projeto

O juiz Alexandre Mesquita vem realizando uma série de reuniões em escolas e públicos, onde tem debatido uma série de questões de interesse da comunidade local. Essa proposta faz parte do projeto Justiça na Escola, implantado pelo magistrado na comarca e que conta com o apoio da Secretaria de Educação Municipal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.