Meio ambiente

MP-MA abre investigação para evitar danos ambientais a riacho

Esgotos do município escoam no riacho do Laranjeiras, afluente do rio Itapecuru.

Imirante.com, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
Buriti Bravo
Buriti Bravo (Arte: Imirante.com)

BURITI BRAVO - O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) instaurou, em 11 de dezembro, Inquérito Civil para apurar se o município de Buriti Bravo tem projeto para construção de um sistema de esgotamento sanitário, com o devido Estudo de Impacto Ambiental (EIA), na cidade.

Atualmente, o esgoto do município escoa na nascente e no leito do riacho das Laranjeiras, que é um dos afluentes do rio Itapecuru e fica na zona urbana do município, entre os povoados Cujuba e dos Morins.

É do riacho Laranjeiras que os moradores dos dois povoados tiram água potável para consumir e/ou dar aos animais das propriedades da área.

“Os bueiros do atual sistema levam à rua de acesso ao povoado dos Morins e ao riacho das Laranjeiras, elevando o risco de contaminação da nascente e do leito do riacho”, destaca o autor do inquérito, o promotor de Justiça Carlos Allan da Costa Siqueira.

Outro objetivo da investigação é verificar se a Caema (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão) tem projeto de tratamento de esgotos no município.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.