Covid-19

Bolsonaro diz que Governo estuda rebaixar para endemia situação da Covid no país

Presidente deu declaração na manhã de hoje em seu perfil no instagram; ele publicou uma foto ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h11
Marcelo Queiroga é ministro da Saúde e estuda rebaixar status da Covid-19 no Brasil
Marcelo Queiroga é ministro da Saúde e estuda rebaixar status da Covid-19 no Brasil (Fábio Rodrigues Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil)

BRASÍLIA - O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), afirmou nesta quinta-feira (3) que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para endemia a situação da Covid-19 no Brasil.

As epidemias são definidas pelo aumento no número de casos de uma doença em diversas regiões, ainda sem atingir uma escala global. Cenário diferente da pandemia e com forma de enfrentamento também distinto.

Há mudanças, por exemplo, no que diz respeito às restrições.

De acordo com o que estabelece a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma doença se torna uma pandemia quando atinge níveis mundiais. Isso quando há o espalhamento de um agente causador em diversos países ou continentes, afetando um grande número de pessoas.

A pandemia da Covid-19 foi declarada pela OMS no dia 11 de março de 2020.

Endemia

Já o conceito de endemia leva em consideração a presença de uma doença de forma recorrente em uma região, mas sem apresentar aumentos significativos no número de casos.

Para o Ministério da Saúde, é justamente o cenário que se desenha no país. Por isso, o estudo para rebaixar a situação da Covid-19 no Brasil para endemia.

O tema deve provocar debates no Congresso Nacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.