Eleições 2022

PCdoB quer regra para conter poder do PT em federação

Comunistas temem poder excessivo dos petistas em agrupamento de legendas.

Gilberto Léda, com O Globo

Atualizada em 26/03/2022 às 18h39
Partidos têm debatido formação de federação para 2022
Partidos têm debatido formação de federação para 2022 (Ailton de Freitas/Agência O Globo)

BRASÍLIA - O PCdoB tem em mãos uma proposta de estatuto para a federação de partidos a ser formada com PT e PSB que modera os poderes dos petistas.

A informação é do blog da Malu Gaspar, de O Globo.

Segundo a jornalista, os comunistas desejam que estatuto da futura federação preveja que o controle da sigla proporcional ao tamanho das bancadas na Câmara dos Deputados na eleição de 2018. As decisões, contudo, deverão ser tomadas por meio de consenso, ou, no mínimo, por uma maioria de três quintos da direção federativa.

A ideia é amenizar o poder do PT que elegeu 54 deputados em 2018, contra 32 do PSB, 32 e apenas nove do PCdoB.

"O principal temor de integrantes do PC do B é ser engolido pelo PT na nova conformação. Membros como o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) e Manuela D’Ávila já expressaram internamente e também a colegas de outras siglas que preferiam se unir a siglas menores, como o PSOL e a Rede, em vez do PT, devido à disparidade de tamanho dos dois partidos", diz a publicação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.