Doenças

Entenda as diferenças entre os sintomas de Covid-19 e gripe

Para um diagnóstico correto, é preciso fazer testes, diz médica.

Agência Brasil*

Atualizada em 26/03/2022 às 18h46
Para a avaliação do quadro de saúde do paciente é preciso realizar testes.
Para a avaliação do quadro de saúde do paciente é preciso realizar testes. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

BRASÍLIA - Neste fim de ano, em meio à pandemia de Covid-19 - embora com queda acentuada das curvas de mortes e infecções - crescem no Brasil os casos de gripe. As duas doenças podem confundir, dada a semelhança dos sintomas.

O conhecimento e a reação aos sintomas são necessários diante dos riscos de transmissão da Covid-19. Conforme orientações do Ministério da Saúde, uma pessoa infectada deve, além de procurar atendimento, ficar isolada de outros indivíduos e fazer quarentena durante 14 dias. O prazo pode ser menor, dependendo das orientações das prefeituras.

Leia mais:

Confirmado primeiro caso da Influenza A H3N2 no Maranhão

Segundo a infectologista Ana Helena Germoglio, não é possível definir se uma pessoa está com Covid-19 ou com gripe apenas com a análise do profissional, chamado no jargão técnico de diagnóstico clínico.

Para a avaliação do quadro de saúde do paciente é preciso realizar testes. No caso da Covid-19, há diferentes modalidades, como os testes de antígeno ou laboratoriais PCR. No caso da gripe, também há distintos tipos de exames.

Por isso, a infectologista destaca a importância de que, diante de sintomas, as pessoas procurem assistência médica para que o profissional possa indicar os procedimentos adequados à realização do diagnóstico.

Na semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que registrou o primeiro caso confirmado por laboratório de Influenza A H3N2 no Maranhão. O caso é acompanhado por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

Gripe x Covid-19

Embora os sintomas sejam bastante parecidos, há especificidades entre as duas doenças. Na gripe, sintomas como febre, tosse seca, cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça são comuns. Coriza ou nariz entupido e dor de garganta podem aparecer, mas são menos frequentes.

A gripe pode evoluir para casos graves e até mesmo para a morte. Segundo material explicativo do Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF-Fiocruz), a hospitalização e a possibilidade de óbito estão, em geral, vinculadas aos grupos de alto risco. A influenza pode também abrir espaço para infecções secundárias, como aquelas causadas por bactérias.

Na Covid-19, febre e tosse seca são sintomas comuns. Já cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de garganta podem surgir às vezes. A doença tem outros sintomas que, em geral, não são sentidos por quem tem gripe, como perda do olfato e paladar.

A Covid-19 também pode avançar para quadros mais graves, como evidencia a marca de mais de 600 mil pessoas. Pessoas nessas situações mais graves ou críticas podem ter forte falta de ar, pneumonia grave e outros problemas respiratórios que demandem suporte ventilatório ou internação em unidades de terapia intensiva.

“A Covid-19, principalmente agora, dá muita queixa de perda de olfato e paladar. A influenza costuma deixar mais prostrado, acamado, dor no corpo, sensação de congestão. Quando a gente compara as duas, a influenza dá muito mais sintomas. Pra gente fechar o diagnóstico, somente com exame laboratorial”, diz Ana Helena Germoglio.

Testagem em São Luís

Para quem está com sintomas de síndromes gripais e precisa fazer o teste de Covid-19 foram disponibilizadas nove unidades para testagem na capital.

É necessário levar um documento com foto para fazer o exame. O procedimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Vale lembrar que, mesmo vacinado, o público deve continuar se cuidando mantendo a higienização das mãos e uso de máscara.

Locais de Testagem:

Centro de Saúde de Fátima

Socorrinho do São Francisco

Unidade de Saúde 24h (Zona rural)

Centro de Atenção Integral a Saúde do Idoso (Caisi)

Centro de Saúde Genésio Ramos Filho (Cohab)

Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa (Anjo da Guarda)

Centro de Saúde José Carlos Macieira (Sacavém)

Centro de Saúde Laura Vasconcelos (Estiva)

Centro de Saúde São Cristóvão

*Com informações da Prefeitura de São Luís e da SES

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.