sabatina

STF: André Mendonça é aprovado em sabatina da CCJ do Senado

Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para o cargo de ministro do STF, Mendonça obteve 19 votos favoráveis e 9 contrários para o posto; nome será apreciado agora pelo Plenário do Senado Federal

Ronaldo Rocha / Núcleo de Política

Atualizada em 26/03/2022 às 18h58
André Mendonça teve o seu nome aprovado para o STF em sabatina da CCJ do Senado
André Mendonça teve o seu nome aprovado para o STF em sabatina da CCJ do Senado ( Edilson Rodrigues/Agência Senado)

BRASÍLIA - O ex-ministro da Justiça André Mendonça teve o seu nome aprovado em sabatina realizada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado da República, por 18 votos a 9, para a ocupação de vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).

A indicação foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no mês de julho deste ano.

Com a aprovação na CCJ, caberá agora ao Plenário do Senado decidir se o advogado será elevado ao posto de ministro da Suprema Corte do país.

A expectativa é de que a votação ocorra ainda nesta quarta-feira. Para ser aprovado, André Mendonça precisa de ao menos 41 votos favoráveis no plenário (maioria absoluta) na Casa. O Senado é constituído por 81 senadores.

Três deles são maranhenses: Eliziane Gama (Cidadania), que atuou como relatora e indicou a aprovação do nome do ex-ministro da Justiça; Roberto Rocha (sem partido), que deve acompanhar a CCJ e votar a favor de Mendonça; e Weverton Rocha, do PDT.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.