No Rio Grande do Norte

Durante atendimento, broca de dentista se solta e vai parar no pulmão de paciente

O profissional foi afastado pela prefeitura de Lajes.

IMIRANTE.COM, COM INFORMAÇÕES DO G1

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Paciente extrai dente e sai de consultório com broca no pulmão no interior do RN.
Paciente extrai dente e sai de consultório com broca no pulmão no interior do RN. (Foto: Reprodução.)

Um caso peculiar aconteceu no município de Lajes, Rio Grande do Norte. Uma paciente de 55 anos foi fazer um procedimento no dentista e, após alguns dias sentindo dores e perder aproximadamente 10 quilos, ela foi ao médico e os exames apontaram que ela acabou engolindo uma broca odontológica que ficou alojada em seu pulmão.

De acordo com o filho da paciente, a Secretaria Municipal de Saúde de Lajes deu a assistência necessária para a realização dos exames que foram realizados em Natal, capital do Rio Grande do Norte, mas a cirurgia, marcada para o dia 11 de agosto, não foi realizada.

"A Secretaria Municipal de Saúde nos deu assistência para a realização dos exames. A gente foi para Natal inúmeras vezes com ela para fazer tomografia, raio-x, hemograma, risco cirúrgico, mas até agora nada. Já são quase 29 dias e praticamente não temos resposta. A gente quer uma solução, porque é um corpo estranho que está dentro do pulmão dela", contou Rohnhalyson Mariano.

A cirurgia da paciente chegou a ser marcada para 11 de agosto, mas não aconteceu pois um dos equipamentos necessários para o procedimento quebrou
Prefeitura de Lajes.

O município informou que está se preparando para realizar a cirurgia de forma particular. A Prefeitura está analisando os orçamentos e vai pagar pelo procedimento de retirada do objeto do pulmão da paciente.

De acordo com a secretaria municipal de saúde, o dentista responsável pelo acidente foi afastado e não voltará a trabalhar no município, que já providencia um profissional substituto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.