Ensino Superior

Enem 2021: prazo para pagamento de taxa de inscrição vai até hoje (19)

Valor da taxa é de R$ 85; sem o pagamento, a inscrição não é concluída e não é possível fazer o exame.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Provas do Enem serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro.
Provas do Enem serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. (Divulgação)

BRASIL – Termina nesta segunda-feira (19), o prazo para pagamento da taxa de inscrição da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O valor da taxa é de R$ 85. Sem o pagamento, a inscrição não é concluída e não é possível fazer o exame.

Leia também:

Enem 2021 tem quatro milhões de inscritos, anuncia Inep

Veja dicas de como se preparar para o Enem 2021 sem sair de casa​

Para emitir o boleto de pagamento, o candidato não isento deve acessar a Página do Participante, em seguida clicar em ‘entrar com gov.br". Depois, deve acessar sua conta com o número do CPF e clicar em "avançar".

Será aberta outra página. No menu do canto esquerdo, selecionar a opção "Pagamento/isenção". Abrirá uma caixa de diálogo com a opção em azul: "Baixe seu boleto". Depois de baixado, basta realizar o pagamento do boleto até hoje.

Provas

As provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro – tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões também terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação.

Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens; códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração. No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu inscrições de 4.004.764 pessoas para a edição 2021 do Enem, menor número desde 2007. O número de inscritos corresponde às duas versões do exame, impressa e digital. O total de inscritos pode ser ainda menor, pois o que dá a confirmação é o pagamento da taxa de inscrição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.