Educa Mais Brasil

Encceja PPL: aberto prazo para responsáveis pedagógicos inscreverem candidatos

Inscrição deve ser feita até o dia 18; provas serão aplicadas em outubro.

Educa Mais Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 13 e 14 de outubro de 2021.
As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 13 e 14 de outubro de 2021. (Foto: Divulgação/Educa Mais Brasil)

Estão abertas até o dia 18 deste mês as inscrições para o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade – Encceja PPL 2020. As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 13 e 14 de outubro de 2021.

Diferente dos outros processos seletivos do governo federal – como Prouni, Fies e Enem, cuja inscrição é feita pelo próprio candidato –, no Encceja PPL o processo deve ser realizado pelo responsável pedagógico nomeado pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa. Além disso, cabe a este profissional verificar a divulgação dos resultados e determina as salas de provas dos participantes, assim como a transferência entre as unidades, caso seja necessário.

O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio na idade apropriada e desejam obter certificação de escolaridade nesses níveis de ensino. O exame avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar dos participantes. O Encceja é realizado pelo Inep, desde 2002.

A participação é voluntária, gratuita e tem como principal função a emissão de diplomas na educação básica – ensino fundamental e médio – para aqueles que não puderam concluir no período regular. Com o diploma em mãos, é possível ter mais chances no mercado de trabalho, além de poder tentar vagas em cursos de graduação.

As provas do Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2020 seriam aplicadas no ano passado, mas por conta da pandemia foram adiadas para 2021.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.