Educa Mais Brasil

Espelho da redação do Enem 2020 e provas dos treineiros são divulgados nesta sexta-feira (28)

Estudantes terão acesso aos dados a partir das 18h, na Página do Participante.

Educa Mais Brasil

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Todas as etapas do processo de correção das redações são acompanhadas e seguem rigorosamente os parâmetros estabelecidos pelo Inep.
Todas as etapas do processo de correção das redações são acompanhadas e seguem rigorosamente os parâmetros estabelecidos pelo Inep. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Hoje (28), o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá divulgar o resultado da prova para os participantes treineiros (pessoas que não concluíram o ensino médio até 2020) e espelho da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os estudantes podem acessar a Página do Participante para conferir o resultado, a partir das 18h.

Todas as etapas do processo de correção das redações são acompanhadas e seguem rigorosamente os parâmetros estabelecidos pela autarquia, podendo passar por até quatro correções para o cálculo da média final. Além disso, existem os critérios pré-estabelecidos para alcançar a pontuação máxima do exame, que são:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Os profissionais selecionados para a correção precisam atender a critérios de formação inicial, como graduação em Letras e Linguística, e continuada, com exigência mínima de mestrado para as funções de supervisores e subcoordenadores. Além disso, é exigida experiência comprovada em coordenação de correção de produção textual em avaliação educacional, exames ou concursos.

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio tem como objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame é usado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas. Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.