Fenômeno

Eclipse com ''superlua'' será visível no Brasil nesta quarta-feira; entenda

Fenômeno começa a partir das 6h47, horário de Brasília.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Fase parcial segue até às 9h52 e tudo termina às 10h49.
Fase parcial segue até às 9h52 e tudo termina às 10h49. (Foto: Associated Press)

BRASIL – Quem estiver no Brasil nesta quarta-feira (26), poderá ver a fase inicial de um eclipse lunar total, que é quando Sol, Terra e Lua se alinham e nosso planeta faz sobre o satélite. Entretanto, a fase total do fenômeno será mais difícil de assistir devido à luminosidade e por conta do próprio curso do eclipse.

O fenômeno começa a partir das 6h47, horário de Brasília, e a fase da umbra (quando a sombra do Sol começa a ser observada na Lua), tem início às 7h44. Já às 8h11, o satélite estará na fase total máxima, até as 8h25: 14 minutos. A fase parcial segue até às 9h52 e tudo termina às 10h49.

Já que o eclipse ocorrerá no início da manhã no Brasil, o ideal é tentar acompanhar o fenômeno durante o amanhecer, caso ainda haja visibilidade. Na Austrália, Nova Zelândia, entre outros lugares do planeta, deverão ser os lugares com a melhor chance para observação. Na América do Sul, os vizinhos Chile e Argentina também poderão pegar boas imagens da Lua.

Diferente de um eclipse solar total – quando o que é "escondido" é o Sol – a observação da versão lunar não exige um óculos de proteção. A visão da Lua é a olho nu. Um binóculo ou uma luneta simples podem ajudar. É mais fácil de assistir em áreas menos iluminadas – campos e praias – e com o horizonte livre.

Superlua

O fenômeno da superlua acontece quando a lua atinge seu perigeu, ou seja, quando se aproxima o máximo da Terra. Por isso, seu tamanho aparente acaba mudando.

A super lua também influenciou no nível da maré. A órbita da Lua ao redor da Terra tem forma elíptica – uma forma oval que aproxima e distancia o satélite do nosso planeta. Dessa forma, é possível observar o astro ora mais perto (maior), ora mais distante (menor).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.