Coronavírus

Ministério da Saúde recomenda adiar gravidez por causa da pandemia da Covid-19

Pasta informou que está sendo estudada a inclusão de todas as grávidas e puérperas em campanha de vacinação.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Ministério da Saúde fez alerta sobre gravidez durante pandemia da Covid-19.
Ministério da Saúde fez alerta sobre gravidez durante pandemia da Covid-19. (Foto: reprodução)

BRASÍLIA - O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Parente, pediu, nesta sexta-feira (16), que as mulheres, se for possível, adiem a gravidez até haver uma melhora da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em todo o Brasil.

"Caso possível, postergar um pouco a gravidez, para um melhor momento, em que você possa ter a sua gravidez de forma mais tranquila. A gente sabe que na época do zika, durante um, dois anos, se teve uma diminuição das gravidezes no Brasil, e depois aumentou. É normal. É óbvio que a gente não pode falar isso para alguém que tem 42, 43 anos, mas para uma mulher jovem, que pode escolher um pouco ali o seu momento de gravidez, o mais indicado agora é você esperar um pouquinho até a situação ficar um pouco mais calma", afirmou o secretário, que é médico e tem doutorado em ginecologia.

Ao justificar o pedido, Raphael Parente disse que a gravidez é, por definição, uma condição que favorece as tromboses (formação de coágulos no sangue). Como a Covid-19 também favorece a ocorrência de tromboses, a doença pode ficar ainda mais perigosa na gravidez.

Em 2020, o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) já havia alertado que grávidas corriam mais risco de desenvolver formas graves da Covid.

O Ministério da Saúde informou ainda que estuda a inclusão de todas as grávidas e puérperas na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19. Atualmente, apenas gestantes que apresentem comorbidades estão no plano de vacinação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.