Podcast

Imicast: As "áreas neutras" e a regra do "proibido roubar" na comunidade

O jornalista e pesquisador Nelson Melo apresenta o podcast Guerra Urbana.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
(Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Antes dos anos 1970, a capital maranhense era palco de muitas brigas violentas. No entanto, essas confusões ocorriam unicamente por questões de valentia. Mas, passado o tempo, surgiram as primeiras gangues em São Luís. Isso ocorreu no início da década de 1970, na região da Deodoro. A regra mudou, digamos assim. A ideia do grupo ganhou validade. Essa ideia de grupo nunca foi invalidada. Por esse motivo, o membro de uma facção criminosa vive preso às regras da organização, como, por exemplo, o “proibido roubar na comunidade”.

Mas o que poucas pessoas sabem é que existem as tais “áreas neutras. Onde estão esses locais? Geralmente, são as avenidas. Mas essas avenidas precisam ser mais externas do que internas. A Avenida Ana Jansen, no bairro São Francisco, é um exemplo. Ali, não existe uma posse, pois ninguém assume a autoria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.