Maus-tratos

Polícia resgata menino de 11 anos acorrentado dentro de barril em São Paulo

De acordo com a Polícia Militar, menino estava acorrentado há cerca de um mês no barril e apresentava sinais de desnutrição e pernas inchadas.

Imirante.com, com informações do G1

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Segundo a polícia, criança estava sem se alimentar há cinco dias. (Foto: reprodução / TV Globo)
Segundo a polícia, criança estava sem se alimentar há cinco dias. (Foto: reprodução / TV Globo)

CAMPINAS – A Polícia Militar de São Paulo resgatou um menino de 11 anos que passou um mês acorrentado e trancado dentro de um barril. O caso foi registrado em Campinas, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, no fim da tarde de sábado (30). Quem cometeu os maus-tratos contra a criança foi o próprio pai da vítima.

Leia também:

Preso suspeito de matar criança indígena asfixiada

Mulher mata filha de cinco anos e arranca olhos e língua da criança​

Idoso é preso por estuprar criança de dois anos em Viana

Segundo reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, os vizinhos denunciaram o caso a polícia e nesse domingo (31), mostraram onde o menino ficava preso, que era em uma construção que possuía uma pequena janela.

A PM foi acionada após moradores da região perceberam que o garoto havia deixado de ir para a escola e de brincar com outras crianças do bairro. Os policiais contam que entraram na casa após autorização da jovem de 22 anos, que é filha da namorada do pai do menino.

Maus-tratos

Ao chegarem no local, os policiais encontraram o menino, nu, dentro de um tambor de metal, fechado com uma pia pesada para impedir que a criança saísse. Ele mal conseguia se mexer. Tinha a cintura, pés e mãos acorrentados. Os policiais usaram um corta-fios para remover as correntes.

Segundo a Polícia Civil, o menino morava com o pai - um auxiliar de serviços de 31 anos, a namorada dele e a filha da namorada. Todos foram presos. De acordo com o delegado responsável pelo plantão que atendeu o caso, a suspeita é de que a criança estava acorrentada dentro do tambor há um mês. O menino, disse à PM, que ficava impossibilitado de sentar ou agachar e, com isso, apresentava pernas inchadas.

Devido aos maus-tratos, pernas da criança estava inchadas. (Foto: Polícia Militar)
Devido aos maus-tratos, pernas da criança estava inchadas. (Foto: Polícia Militar)

Ainda de acordo com a polícia, o pai da criança disse, em depoimento, que o filho é muito agitado, agressivo e fugia de casa. Alegou que fez isso para educar o menino. Os vizinhos disseram que os maus-tratos à criança já aconteciam há anos e, apesar das denúncias ao conselho tutelar, o sofrimento do menino não parou.

O menino estava há quase cinco dias sem comer, segundo a polícia. "Colocavam pra ele casca de banana, fubá cru", relatou o cabo Rodrigo Carlos da Silva que atendeu a ocorrência.

O conselho tutelar admitiu que já acompanhava denúncias de maus tratos à criança há pelo menos um ano e vai apurar se houve falha.

A criança foi levada para o hospital Ouro Verde com sinais de desnutrição e está sendo acompanhado por uma tia.

Medidas

O delegado de plantão determinou a prisão do pai da criança e, caso ele seja denunciado e condenado, pode receber pena mínima de prisão pelo crime que varia de 2 a 8 anos. Já a namorada e a filha dela, se responsabilizadas apenas pela omissão, podem receber pena de um a quatro anos de detenção.

Foi arbitrada pela polícia a fiança de R$ 5 mil para cada uma delas, mas não há informações sobre os pagamentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.