Defensoria Pública

Professor Maranhense é o novo presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos

Yuri Costa, que é o professor do Departamento de História da Uema, representará a Defensoria Pública da União no biênio 2020/2021.
Divulgação/Uema15/12/2020 às 13h09
Professor Maranhense é o novo presidente do Conselho Nacional de Direitos HumanosYuri Costa é defensor público Federal no Maranhão e exercia a função de Defensor Regional de Direitos Humanos no Estado. Ele também é professor adjunto I do Departamento de História da UEMA. (Foto: Divulgação/Uema)

BRASÍLIA - Em sessão ocorrida na última sexta-feira (11), o professor do Departamento de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Yuri Costa, tomou posse como presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), representando a Defensoria Pública da União para o biênio 2020/2021.

“O CNDH é a principal instituição de defesa de Direitos Humanos em nosso país. A UEMA tem, agora, um professor na presidência do CNDH. Muita responsabilidade e trabalho, mas também, uma grande oportunidade para a defesa de direitos em um momento tão conturbado do Brasil”, ressalta o professor.

Yuri Michael Pereira Costa é graduado em História e em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ele também é Mestre em Ciências Sociais pela UFMA e Doutor em História pela UNISINOS (Rio Grande do Sul).

Yuri Costa é defensor público Federal no Maranhão e exercia a função de Defensor Regional de Direitos Humanos no Estado. Ele também é professor adjunto I do Departamento de História da UEMA.

Vencedor do Prêmio Innovare, na categoria Defensoria Pública, é atualmente membro do Comitê Especial de Atendimento a Grandes Impactos Sociais (CEAGIS), da Comissão Permanente dos Direitos dos Povos Indígenas e Quilombolas do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), do Grupo de Trabalho em Políticas Etnorraciais (GTPE-DPU), do Conselho Penitenciário do Estado do Maranhão, da Comissão para a Erradicação do Trabalho Escravo no Maranhão, do Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública do Maranhão e do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Sobre a CNDH

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) é um órgão colegiado de composição paritária que tem por finalidade a promoção e a defesa dos direitos humanos no Brasil através de ações preventivas, protetivas, reparadoras e sancionadoras das condutas e situações de ameaça ou violação desses direitos, previstos na Constituição Federal e em tratados e atos internacionais ratificados pelo Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.