Eleições 2020

Apenas 13 deputados e um senador passam para o segundo turno

Entraram na disputa nesse domingo (15), 67 deputados e dois senadores.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
O primeiro turno foi realizade nesse domingo (15).
O primeiro turno foi realizade nesse domingo (15). (Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil)

BRASIL - Dos 67 deputados e dois senadores que disputaram o primeiro turno das eleições neste domingo (15) para prefeito e vice-prefeito, 51 foram rejeitados pelos eleitores. Entre os congressistas candidatos, somente quatro deputados federais foram eleitos em primeiro turno. Outros 14 ainda concorrem a uma vaga de prefeito ou vice-prefeito no segundo turno, em 29 de novembro.

Na lista dos deputados eleitos estão Roberto Pessoa (PSDB), para o município de Maracanaú (CE); Alexandre Serfiotis (PSD), em Porto Real (RJ). Já Paulinho (PL) e Juninho do Pneu (DEM) conquistaram as vice-prefeituras de Caxias (MA) e Nova Iguaçu (RJ), respectivamente.

Segundo turno

Vão disputar o segundo turno em capitais brasileiras os deputados Edmilson Rodrigues (PSOL), em Belém; Ottaci Nascimento (Solidariedade), em Boa Vista; João Henrique Holanda (PSB), em Fortaleza; Capitão Wagner (Pros), em Maceió; Eduardo Braide (Podemos), em São Luís; Luiza Erundina (PSol), em São Paulo, e em Recife, João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT).Interior

Também terão o futuro decidido em 29 de novembro os deputados Wladimir Garotinho (PSD), em Campos dos Goytacazes (RJ); Deuzinho Filho (Republicanos), vice de Vitor Valim (PROS) em Caucaia (CE); Zé Neto (PT), em Feira de Santana (BA); Darci de Matos (PSD), em Joinville (SC); Margarida Salomão (PT), em Juiz de Fora (MG) e Sérgio Vidigal (PDT), em Serra (ES).

Senado

Dos senadores, restou na corrida eleitoral apenas Vanderlan Cardoso (PSD), para a prefeitura de Goiânia (GO). O senador Jean Paul Prates (PT-RN), candidato em Natal, foi derrotado ainda no primeiro turno pelo atual prefeito, Álvaro Dias (PSDB), que garantiu a reeleição com 57% dos votos válidos.

Segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) , se considerada a soma das candidaturas e dos eleitos, comparado aos últimos pleitos, a eleição deste ano teve uma queda histórica no desempenho dos parlamentares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.