Educa Mais Brasil

Capes premiará mulheres da área de biotecnologia

Esta é a primeira vez que a Capes apoia premiação específica para o público feminino.

Educa Mais Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Esta é a primeira vez que a Capes vai apoiar uma premiação voltada especificamente para o público feminino.
Esta é a primeira vez que a Capes vai apoiar uma premiação voltada especificamente para o público feminino. (Foto: Divulgação)

BRASIL - A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) vai premiar doutoras no Prêmio CAPES de Tese. Esta é a primeira vez que a Capes vai apoiar uma premiação voltada especificamente para o público feminino.

Será premiada uma autora na área de biotecnologia, com tema voltado para inovação e empreendedorismo. Além do prêmio em dinheiro, o trabalho será selecionado para receber o reconhecimento nos editais do Prêmio de 2020 e 2021.

A premiação será realizada em parceria com a Dimensions Sciences (DS), organização americana sem fins lucrativos fundada pela cientista brasileira Márcia Vasconcellos Fournier, com sede em Washington, Estados Unidos. A Dimensions Sciences tem como objetivo é capacitar cientistas e estudantes, fornecendo bolsas de estudo para acesso a programas de ensino superior, pesquisa científica, inovação e intercâmbio internacional de pesquisadores.

Entre as teses já inscritas para o certame deste ano, a comissão de premiação fará a seleção conforme os critérios estabelecidos, para que uma doutora receba o valor de U$2 mil, pagos pela Dimensions Sciences. Além da nova parceria com a Dimensions Sciences, a iniciativa conta, ainda, com o apoio da Fundação Carlos Chagas, da Comissão Fulbright e do Instituto Serrapilheira, que também oferecerão prêmios adicionais às autoras das teses vencedoras.

Prêmio CAPES de Tese

O Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

A CAPES divulgou os 49 selecionados na 15ª edição da premiação, em 1º de outubro. Durante a cerimônia de entrega do Prêmio, que em 2020 será virtual por causa da pandemia, outros 94 candidatos receberão menções honrosas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.