Educa Mais Brasil

Nova seleção visa preencher vagas desocupadas no Prouni e Fies

MEC anunciou que processo vai ocorrer em setembro.

Publipost / Educa Mais Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
O processo de seleção irá preencher 90 mil vagas do Prouni e 50 mil do Fies.
O processo de seleção irá preencher 90 mil vagas do Prouni e 50 mil do Fies. (Foto: Divulgação)

BRASIL - O Ministério da Educação (MEC) anunciou que vai abrir um novo processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para preencher 140 mil vagas remanescentes no mês de setembro.

O processo de seleção irá preencher 90 mil vagas do Prouni e 50 mil do Fies. As vagas remanescentes são formadas pela não ocupação dos selecionados em chamada regular. Geralmente, elas retornam ao sistema por conta da desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação, por exemplo.

As informações foram passadas pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante a participação em uma videoconferência promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), na última sexta-feira, 28.

Tanto o Prouni quanto o Fies são programas do governo. O Prouni oferta bolsas de estudo para faculdades privadas de forma integral, em que o estudante selecionado não precisa pagar nenhuma parte do valor das mensalidades do curso, e bolsas parciais, que correspondem à metade valor das mensalidades.

Já o Fies atua com a disponibilização de financiamento a estudantes que desejam ingressar no ensino superior privado, mas não têm condições de pagar as mensalidades durante o curso. Nesse caso, ao concluir a graduação, o valor deve ser pago ao governo em parcelas conforme fixadas em contrato.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.