Manchas no litoral

Um ano depois de vazamento de óleo em litoral, investigação não aponta culpado

No total, 130 municípios foram atingidos por manchas de óleo.

Imirante.com, com informações do G1 e Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
As imagens mostram ocorrências de impacto menor do que as registradas com o derramamento de óleo que já atingiu Estados do Nordeste e Sudeste.
As imagens mostram ocorrências de impacto menor do que as registradas com o derramamento de óleo que já atingiu Estados do Nordeste e Sudeste. (Óleo atinge local de desova de tartarugas no Espírito Santo)

BRASIL - Ao fim das investigações da Marinha do Brasil sobre os vazamentos de óleo em praias do país, nenhum culpado foi apontado e a origem do derramamento também não foi revelada.

Há um ano, o litoral de nove Estados do Nordeste e dois do Sudeste do Brasil, um total de 130 municípios foram atingidos por manchas que apareciam no mar e na faixa de areia.

Leia mais:

Fragmentos de óleo ainda poluem praias brasileiras, diz Marinha

Manchas de óleo não foram mais detectadas no litoral maranhense

Por meses, órgãos públicos recolheram toneladas de material poluente. Após alguns meses sem qualquer registro de novas ocorrências e sem que as autoridades descobrissem a origem o óleo, fragmentos da substância voltaram a ser encontrados.

Para especialistas, depois de permanecer em repouso no fundo do mar, o produto voltou a se soltar devido à ação das correntes marítimas combinada a fatores meteorológicos que, juntos, revolveram o leito do oceano, carregando o óleo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.