Educa Mais Brasil

Ministério da Educação anuncia que alunos de universidades federais receberão internet

De início, serão beneficiados 400 mil alunos em situação de vulnerabilidade social.

Publipost / Educa Mais Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
De acordo com o MEC, bônus de dados móveis serão disponibilizados e gerenciados pelas instituições de ensino.
De acordo com o MEC, bônus de dados móveis serão disponibilizados e gerenciados pelas instituições de ensino. (Foto: divulgação / Educa Mais Brasil)

BRASIL - Cerca de 400 mil alunos do ensino superior de universidades federais com renda familiar inferior a meio salário mínimo receberão internet para acompanhar as aulas remotas durante o período de pandemia, conforme anúncio feito ontem (17), pelo Ministério da Educação em coletiva de imprensa on-line.

De acordo com o MEC, bônus de dados móveis serão disponibilizados e gerenciados pelas instituições de ensino. Os créditos, de 10 gigabytes a 40 gigabytes, terão validade de 90 dias. A pasta também anunciou outra possibilidade que é o fornecimento de pacotes de dados móveis por meio de chips pré-pagos, que terão validade de 30 dias e créditos de dados que variam de 5 gigabytes a 40 gigabytes.

A intenção é de que o número de 400 mil alunos beneficiados chegue a 900 mil cuja renda familiar seja de até 1,5 salário-mínimo. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou durante a coletiva que a demora para se implementar a medida, após cinco meses de isolamento em decorrência da pandemia do novo coronavírus, se deve à burocracia interna do Estado.

De acordo com o MEC, a expectativa é de que o benefício abranja 797 municípios com campi de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e Institutos Federais (IF). Ainda segundo órgão, a solução encontrada “demonstra a viabilidade para um modelo de inclusão nos domicílios de alunos e professores em bandas larga fixa e móvel a partir de 2021”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.