Aplicadores

Cadastro de locais do Enem Digital começa dia 10 de agosto

O objetivo é promover o cadastramento de instituições interessadas em compor a Rede Nacional de Postos Aplicadores (RNPA).

Ministério da Educação

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital está marcado para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital está marcado para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. (Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

BRASIL - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou a Portaria n.º 473, que cria o cadastro eletrônico de locais de aplicação para sediar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital, marcado para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021, além de outros exames e avaliações do instituto. O objetivo é promover o cadastramento de instituições interessadas em compor a Rede Nacional de Postos Aplicadores (RNPA) e normatizar os procedimentos que serão adotados para seleção dos locais de aplicação.

O prazo previsto para cadastro no sistema é de 10 a 30 de agosto. Durante o planejamento do Enem Digital, a Diretoria de Gestão e Planejamento do Inep promoveu uma pesquisa eletrônica com 1.851 instituições de ensino públicas e privadas, divididas em instituições de ensino superior e escolas de educação básica, nos 15 municípios inicialmente anunciados para aplicação da primeira edição digital do exame: Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), Manaus (AM), Recife (PE), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), São Paulo (SP), Belém (PA), Goiânia (GO), Brasília (DF), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Cuiabá (MT). O estudo foi promovido pela Coordenação-Geral de Gestão e Monitoramento da autarquia.

O resultado da pesquisa proporcionou parâmetros para as características das estruturas disponíveis para a aplicação digital. Entre elas está a capacidade dos potenciais postos aplicadores, que devem comportar, em média, quatro salas, com 27 computadores cada, totalizando 108 computadores por local de aplicação. O estudo ainda revelou que 60% das instituições que se predispuseram a realizar o exame não trariam ônus para o Estado.

Enem Digital

A modalidade é ofertada em todos os estados e no Distrito Federal, nos municípios definidos no edital, com número respectivo de vagas. Nesta edição, apenas os estudantes concluintes, ou que já terminaram o ensino médio em anos anteriores, e não precisam de recurso de acessibilidade poderão se inscrever para fazer as provas. Os computadores para o exame serão disponibilizados nos locais de aplicação e não será possível utilizar equipamento pessoal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.