Mérito

Cientista brasileiro é selecionado para atuar em estudo internacional sobre o coronavírus

Rômulo Neris, de 27 anos, doutorando da UFRJ, conquistou uma bolsa de instituição dos EUA.

Imirante.com, com informações do G1

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Rômulo Neris foi selecionado para estudo sobre o novo coronavírus.
Rômulo Neris foi selecionado para estudo sobre o novo coronavírus. (Foto: Arquivo Pessoal)

RIO DE JANEIRO - Aos 27 anos, o doutorando em imunologia e inflamação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rômulo Neris foi selecionado para estudar a Covid-19. Ele conquistou uma bolsa da Dimensions Sciences, uma organização fundada nos Estados Unidos pela brasileira Marcia Fournier, executiva na área de biotecnologia residindo em Washington.

Durante três meses, ele aturará fazendo testes moleculares que estão sendo feitos no Centro de Triagem Diagnóstica para covid-19 criado pela UFRJ, além das pesquisas em laboratório.

"Vou estudar a genética do vírus e suas mutações, mas também alterações observadas no indivíduo durante a infecção, como metabólicas e pulmonares. A ideia é entender como o vírus infecta células de diferentes tecidos e por que há quadros tão diversos e às vezes tão graves — em alguns, sem nenhum tipo de comorbidade", relatou o jovem cientista em entrevista à BBC News Brasil.

Filho de um ferroviário e uma auxiliar administrativa, que se formou em Pedagogia, Rômulo nasceu em Duque de Caxias (RJ). No fim de maio, voltou da Califórnia (EUA), onde fazia o doutorado sanduíche na University of California Davis.

No ensino médio, ele foi bolsista em escola pública. No ensino médio, teve a oportunidade de fazer o curso técnico em Metrologia e qualidade industrial.

Dentre as competições que participou na fase colegial, ficou entre os melhores colocados da Olimpíada Brasileira de Astronomia e da Prova Brasil em 2009.

"No final do ensino técnico, eu tive uma bolsa de estágio — a minha primeira bolsa. Lembro que usei esse dinheiro para pagar o transporte, o almoço e outras despesas com a faculdade", contou.

O apoio dos pais foi um ingrediente essencial na formulo para o sucesso de Neris. “Desde pequeno lembro dos meus pais investindo na minha educação da maneira que podiam, me incentivando a ler...", recordou.

"Penso meu esforço como um catalisador, mas o sucesso é completamente dependente do contexto. Você pode ser fisicamente muito forte e trabalhar na construção civil a vida inteira, ou ser um lutador. Isso não depende do esforço da pessoa, mas do contexto", completou.

A vivência nos Estados Unidos também moldou a percepção do cientista sobre questões raciais. "Percebi lá que é um assunto tratado mais abertamente do que no Brasil. Aqui, usamos outros termos, 'moreninho', 'pardo', mas no meu caso. Eu de fato me considero preto, depois de ter me inteirado de debates a respeito", destacou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.