Luto

Morre o empresário João Claudino, fundador do Armazém Paraíba

O empresário estava internado no Hospital de Terapia Intensiva (HTI) onde lutava contra um câncer.

Imirante.com, com informações do G1 PI

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
João Claudino é co-fundador do Grupo Claudino. Foto: Gilcilene Araújo/G1.
João Claudino é co-fundador do Grupo Claudino. Foto: Gilcilene Araújo/G1.

TERESINA - Morreu, nesta sexta-feira (24), o empresário João Claudino Fernandes, aos 89 anos. João Claudino é co-fundador do Grupo Claudino e morreu na cidade de Teresina. O empresário estava internado no Hospital de Terapia Intensiva (HTI) no bairro Piçarra, onde lutava contra um câncer. A família informou que não haverá velório.

O paraibano João Claudino fundou a primeira loja do Armazém Paraíba na cidade de Teresina em 1968. O empresário se tornou, ao longo de mais de 50 anos de muito trabalho, o dono de uma das maiores redes varejistas do Nordeste.

O empresário é pai do ex-senador João Vicente Claudino (PTB), no cargo de 2007 a 2015, e ainda de outros quatro filhos.

História*

Em 1958, na cidade de Bacabal, interior do Maranhão, foi fundada a primeira loja Armazém Paraíba. O nome surgiu como uma homenagem ao passado e à terra que por muito tempo abrigou a família de seus fundadores.

Nos seus primeiros anos, o Armazém Paraíba justificava o título de “armazém”, já que era uma casa comercial com grande sortimento, ainda sem a preocupação de distribuição segmentada no ponto de venda.

A organização das lojas divididas por seções chegaria com a inauguração das grandes lojas de departamento na década de 80, o que proporcionou um rápido crescimento da marca.

Já a construção da imagem da marca, ao longo de mais de 60 anos, baseou-se na organização de grandes eventos culturais e de marketing que, até hoje, mobilizam cidades inteiras.

Na pesquisa Top of Mind realizada pelo Instituto de pesquisa Datafolha o Armazém Paraíba sempre se destaca como uma das marcas mais lembradas em seu segmento nas regiões em que está presente.

Esta importante rede de varejo, que faz jus ao seu slogan: Sucesso em qualquer lugar, é conhecida por sua localização nas mais remotas regiões do Brasil, as promoções envolventes e animadas, o respeito à cultura local, o grande sortimento de produtos, a facilidade de pagamento e principalmente, a excelência no atendimento.

Atualmente o Armazém Paraíba é considerado uma das maiores redes de varejo do país, sendo as lojas do Pará e da capital do Maranhão (São Luís), administradas pela SOCIC. Em 2019, as lojas da marca nessas localidades atua no segmento de moda, comercializando: calçados, confecções e tecidos.

*Armazemparaiba.socic.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.