Coronavírus

Covid-19: isolamento social e consumo nocivo de álcool

Cisa alerta para o beber sozinho em excesso e para vulnerabilidade de dependentes a impactos psicológicos do confinamento.

Divulgação / assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Obesidade é fator de risco para o coronavírus.
Obesidade é fator de risco para o coronavírus. (Foto: divulgação)

BRASIL - A quarentena é uma das principais medidas adotadas, no mundo todo, para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Apesar de ser uma estratégia eficaz para a saúde pública, vale avaliar o impacto do confinamento para o uso abusivo de álcool e adotar medidas para mitigar esse risco. O alerta é do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), referência nacional para o tema, com base em estudos científicos recentes.

Leia também:

Plataforma web quer mapear pandemia da Covid-19 no Brasil

De acordo com uma revisão publicada na importante revista científica The Lancet, pessoas com histórico de transtornos mentais, ou em tratamento, estão mais vulneráveis aos efeitos do distanciamento social a curto e longo prazo.

“Em quadros de problemas por uso de álcool, o afastamento de redes de apoio e mudanças na rotina podem ser gatilhos para recaídas”, ressalta Arthur Guerra, psiquiatra e presidente do Cisa. No Brasil, redes de apoio psicológico à distância têm sido criadas para diminuir o sofrimento psíquico ocasionado pela pandemia e a quarentena. Vale destacar o caso de Alcoólicos Anônimos, referência no apoio mútuo entre aqueles que querem parar de beber: estão realizando reuniões virtuais diariamente.

É importante lembrar que a dependência é uma doença crônica, assim como diabetes, hipertensão ou asma, com momentos de melhora e piora dos sintomas. Recaídas fazem parte do quadro, mesmo durante o tratamento, e tendem a acontecer especialmente em situações estressantes como a que estamos vivendo.

Outro ponto de atenção é o hábito de beber sozinho, associado ao desenvolvimento de problemas relacionados ao álcool mesmo entre não-alcoolistas, segundo estudo publicado recentemente no periódico Addictive Behaviors.

A pesquisa avaliou a influência de contextos individuais e sociais de consumo de álcool na elaboração de expectativas e motivações para beber, chegando a conclusão de que o hábito de beber sozinho esteve relacionado aos efeitos “negativos” do álcool, como o entorpecimento dos sentidos. A motivação, para a maioria dos participantes do estudo, foi o enfrentamento de problemas.

Há, na literatura científica, diversas evidências que sugerem a associação de transtornos de ansiedade e depressão à motivação para beber. Em consonância com esses achados, os resultados da pesquisa citada acima indicaram que a associação entre beber sozinho e problemas relacionados ao álcool é particularmente robusta na presença desses transtornos.

“Durante a quarentena, período no qual beber em grupo deixa de ser uma opção, o risco dessa associação é maior, e pode ser agravado pela presença dos sintomas de ansiedade e depressão preexistentes ou desencadeados pelo próprio isolamento e pela situação de estresse decorrente da pandemia”, alerta Guerra. Para diminuir o impacto do confinamento para a saúde mental, ele indica como estratégia o fortalecimento de laços afetivos e atitudes solidárias. “Caso você conheça pessoas que sofram de transtornos mentais, estar disponível para ouvi-las e acolher seus anseios pode fazer muita diferença”, recomenda.

Por fim, é importante reforçar que esse pode ser um período de aumento de consumo de álcool, inclusive por pessoas que antes não bebiam e que passam a ingerir bebida alcoólica seja pelo confinamento ou mesmo por desconhecer o padrão de uso de baixo risco e as consequências do consumo abusivo para a saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.