Coronavírus

Ministério quer indicar máscaras para quem não tem sintomas do Covid-19

Mandetta anunciou que um protocolo está sendo preparado para oficializar a recomendação.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

BRASÍLIA - Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde, comentou nessa terça-feira (31) que sua equipe prepara um protocolo que indicará diretrizes para a fabricação de máscaras de TNT e orientações oficiais sobre o uso desse equipamento. Mandetta diz que o uso de máscaras deverá ser recomendado para quem não têm os sintomas do coronavírus, em algumas situações.

O uso de máscaras está sendo recomendado, atualmente, apenas para os profissionais de saúde e pessoas que estão infectadas com o vírus. Até o momento, o uso diário do utensílio é justificada devido ao risco na manipulação inadequada e possibilidade de escassez no mercado nacional. Vale destacar que Mandetta já havia recomendado que máscaras caseiras poderiam ser utilizadas por pessoas que estão apresentando os sintomas do vírus com o intuito de evitar que médicos, enfermeiros e o outros profissionais fiquem sem máscaras cirúrgicas.

Durante uma entrevista, o ministro da Saúde falou sobre os estudos realizados para a elaboração de outro tipo de máscara para a contenção do vírus. "A gente mandou pesquisar primeiro, para saber se ela tem eficácia, ela serve perfeitamente bem", disse Mandetta. No entanto, ele alegou estar em contato direto com a indústria têxtil para uma "grande articulação" que possibilite que o item para as pessoas que não estão contaminadas, mas que necessitam de "reforço de barreira por conta da profissão".

"O que a gente acha também é que (a oferta de máscaras) vai ser mais uma das condicionantes para que a gente possa abastecer o sistema de saúde e ao mesmo tempo manter um padrão social equilibrado em relação a essas questões", explicou Mandetta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.