Constrangimento

Aluno de escola pública é obrigado a usar camisa com a palavra ''empréstimo''

Caso aconteceu na cidade de Americana, no Estado de São Paulo. A foto do aluno viralizou nas redes sociais e causou revolta.

Imirante.com, com informações do G1 Campinas

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
A foto do aluno usando a camisa viralizou nas redes sociais, e segundo pais e responsáveis de outros alunos, a ação praticada pela direção da instituição é comum e é um estímulo ao bullying.
A foto do aluno usando a camisa viralizou nas redes sociais, e segundo pais e responsáveis de outros alunos, a ação praticada pela direção da instituição é comum e é um estímulo ao bullying. (Foto: Reprodução/EPTV)

SÃO PAULO - Na cidade de Americana, no Estado de São Paulo, uma escola rede estadual de ensino obrigou um aluno, que não tinha o uniforme escolar, a usar uma camiseta da instituição com a palavra "empréstimo" nas costas.

O caso aconteceu na Escola Germano Benencase Maestro, no bairro Jardim Alvorada. A foto do aluno usando a camisa viralizou nas redes sociais, e, segundo pais e responsáveis de outros alunos, a ação praticada pela direção da escola é comum e é um estímulo ao bullying.

Em entrevista ao EPTV 1, a mãe do aluno disse não tinha dinheiro para comprar a farda do filho e avisou a direção da escola de que aguardaria receber o Bolsa Família, para poder comprar o uniforme.

"Crueldade, porque isso mexe com o psicológico da criança. Além de eu mandar um recado no caderno dele dizendo que eu ia comprar o uniforme no dia 20, com o Bolsa Família que eu recebo, né. E eu achei ridícula a atitude da diretora. A diretora me ligou e eu fui conversar com ela sobre o assunto e ela disse que a intenção era essa, era pra fazer a criança passar vergonha mesmo porque eles vêm com o celular de última geração pra escola e não tem R$ 30 para comprar uma camiseta. Mas acontece que há casos e casos. Ela não conhece a situação de cada família", ressalta a mãe do aluno, Priscila se Lourdes Mobilom.

Segundo o dirigente regional de ensino de Americana, Haroldo Ramos Teixeira, o caso vai ser apurado, e a escola poderá sofrer uma punição administrativa.

"Não pode em nenhum momento estar escrito 'empréstimo' na camiseta ou alguma coisa do tipo que possa constranger uma criança", afirmou Haroldo Ramos ao G1.

Veja a matéria completa no G1 Campinas e Região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.