Em Minas Gerais

Coronavírus: primeiro caso de suspeita no Brasil é confirmado

A paciente brasileira, de 35 anos, voltou da China, onde pelo menos 17 pessoas já morreram infectadas com o coronavírus, no último sábado (18).

Imirante.com, com informações do UOL

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
A mulher está internada no Hospital Eduardo de Menezes, em Minas Gerais.
A mulher está internada no Hospital Eduardo de Menezes, em Minas Gerais. (Foto: Herbert Cabral / TV Globo)

BELO HORIZONTE - Na tarde desta quarta-feira (22), a Secretaria do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de infecção por coronavírus no Brasil.

De acordo com a pasta, a paciente brasileira, de 35 anos, voltou da China, onde pelo menos 17 pessoas já morreram infectadas com o coronavírus, para Belo Horizonte no último sábado (18). A mulher, que está internada no Hospital Eduardo de Menezes, apresentou sintomas "compatíveis com a doença respiratória viral aguda".

"Tendo em vista o contexto epidemiológico atual do país onde a paciente esteve, foi considerada a hipótese de doença causada pelo novo Coronavírus, que é microorganismo de alerta sanitário internacional, considerando o potencial pandêmico com alto risco à vida e impacto assistencial", afirma o comunicado publicado pela secretaria.

Ainda segundo a secretaria, a paciente "relatou que não esteve na região de Wunhan [cidade onde foi registrado o primeiro hospedeiro do vírus] e que também não teve contato com pessoa sintomática na China. Os exames capazes de confirmar ou descartar a hipótese diagnóstica encontram-se em andamento em laboratórios de referência".

Antes deste caso, o Ministério da Saúde disse que enviou um comunicado à Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) para que os viajantes sejam alertados em portos e aeroportos sobre os cuidados em viagens ao exterior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.