Educa Mais Brasil

Em 2020, Fies passará por reformulações

Modalidade P-Fies também será contemplada com mudanças.

Educa Mais Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Estudantes que optarem pelo Financiamento Estudantil em 2020, terão que se atentar às mudanças no financiamento.
Estudantes que optarem pelo Financiamento Estudantil em 2020, terão que se atentar às mudanças no financiamento. (Foto: Divulgação)

BRASIL - No próximo ano, estudantes que optarem pelo Financiamento Estudantil terão que se atentar às mudanças no financiamento. Uma delas, aprovadas pelo Comitê Gestor do Fies, é que o programa passará a exigir nota mínima de 400 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além da redução oferta de vagas financiadas em 2021. Ainda continua valendo a regra de nota média mínima de 450 pontos nas provas objetivas do Enem.

Ficou também mais difícil mudar de curso dentro da instituição de ensino. Para serem transferidos, os estudantes beneficiados pelo Fies precisam ter resultado igual ou superior à nota de corte do curso de destino desejado.

Até então, não havia a exigência de uma nota mínima na redação do Enem, era necessário apenas não ter zerado a prova, mesmo critério usado para seleção de estudantes para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferta vagas em universidades públicas, e para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior.

P-Fies

Por outro lado, o comitê flexibilizou as regras do P-Fies, modalidade mantida por fundos constitucionais e de desenvolvimento e por bancos privados. Agora, para contratar essa modalidade, não será mais preciso ter feito o Enem e não há mais limite de renda. Além disso, será possível contratar esse financiamento durante todo o ano e não mais apenas nos processos seletivos do Fies.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.