Descoberta

Imagens revelam indígenas isolados na região da Amazônia peruana

São as primeiras imagens que provam a existência de indígenas isolados nessa área.

Imirante.com,com informações de assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
(Foto: Divulgação/ORPIO)

Novas imagens de uma comunidade indígena isolada na Amazônia peruana foram divulgadas pela ORPIO – Organização Regional dos Povos Indígenas do Oriente. As fotografias mostram casas comunitárias ou “malocas” pertencentes a um povo indígena isolado que vive na densa floresta amazônica no estado de Loreto, na fronteira do Peru com Equador.

A organização indígena local pediu que a Survival compartilhasse essas imagens para provar a existência desse povo e lutar por sua proteção. Acredita-se que as malocas sejam o lar de um dos muitos povos indígenas isolados que vivem na Reserva de Napo Tigre, ainda não regularizada oficialmente. As imagens foram feitas por pesquisadores da organização indígena durante um raro sobrevoo em novembro de 2019.

São as primeiras imagens que provam a existência de indígenas isolados nessa área e que confirmam o que os defensores indígenas vêm dizendo há décadas.

Os povos indígenas isolados de Napo Tigre estão ameaçados por empresas que desejam explorar seu território em busca de petróleo e para a extração de madeira. Em 2008, a gigante petrolífera espanhola saiu de um acordo depois que o conselho de ética do Ministério das Finanças da Noruega demonstrou preocupação sobre os possíveis impactos aos povos indígenas isolados.

O governo peruano falhou em proteger o território das indústrias extrativas, apesar de seus próprios relatórios apontarem a existência de indígenas isolados nessa área.

A pressão sobre as vidas e os territórios dos indígenas isolados aumentou na última década, com a atuação de empresas como a PeruPetro que obstruem o processo que poderia proteger essa terra de invasores.

A Survival International pede ao Ministério da Cultura e ao governo do Peru que tomem medidas urgentes para proteger os indígenas isolados de Napo Tigre, cujas vidas e meios de subsistência estão ameaçadas pela presença de invasores, a reconhecer suas terras imediatamente e a cancelar todas as concessões de petróleo e extração de madeira em seu território.

A maior parte dos povos indígenas isolados vive na floresta amazônica. Eles são os povos mais vulneráveis do planeta e uma parte vital da diversidade humana. Seus territórios são uns dos lugares com maior biodiversidade do mundo e há evidências irrefutáveis de que protegê-los é a melhor barreira contra o desmatamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.