Educa Mais Brasil

Menos estudantes estão desistindo da escola, aponta Censo Escolar

Indicador mostrou queda na evasão na educação básica.

Publipost / Educa Mais Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
Esses indicadores referem-se à situação do aluno ao final de um período letivo, sendo apurado diretamente pelo Censo Escolar.
Esses indicadores referem-se à situação do aluno ao final de um período letivo, sendo apurado diretamente pelo Censo Escolar. (Foto: divulgação)

BRASIL - A evasão escolar na educação básica diminuiu em comparação com o último levantamento de fluxo escolar, feito em 2014. O dado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e mostra os indicadores de fluxo escolar na transição 2016/2017.

Conforme o levantamento do Inep, a taxa de evasão no último segmento do ensino fundamental caiu de 5% para 4,3%, na transição dos anos 2016 e 2017. Para o mesmo período, no ensino médio passou de 11,1% para 9,1%. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a taxa de repetência passou de 7,4% em 2014 para 7,1% em 2016 e a evasão escolar caiu 0,1%, atingindo 1,5% em 2016.

Esses indicadores referem-se à situação do aluno ao final de um período letivo, sendo apurado diretamente pelo Censo Escolar. Tais dados são calculados com base em uma metodologia de acompanhamento da trajetória dos estudantes e avaliam a transição do aluno entre dois anos consecutivos.

A partir dos indicadores é possível acompanhar o desempenho das redes de ensino de todo o território nacional, por etapa de ensino, do 1º ano do ensino fundamental ao final do ensino médio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.