Educa Mais Brasil

Alunos de Brasília destacaram-se na OBMEP 2019

Os três primeiros lugares foram para o Colégio Militar.

Publipost / Educa Mais Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
OBMEP é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
OBMEP é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Foto: divulgação)

BRASÍLIA - Diferentemente dos anos anteriores da aplicação da prova da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em que os estudantes com melhor desempenho se concentraram entre as regiões Sul e Sudeste do Brasil, a edição de 2019 garantiu ao Centro Oeste as melhores classificações, sendo os três primeiros alunos oriundos de Colégio Militar.

Após o trio Brasiliense classificou-se um aluno do Ceará, representando o Nordeste, em quarto lugar. Dentre os cinquenta alunos premiados com a medalha de ouro, quinze são nordestinos, provenientes dos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí e Alagoas.

O estudante do 7º ano do ensino fundamental, Iago de Brito Vieira, de 12 anos, natural da cidade de Cocal dos Alves (Piauí), realizou o certame pela segunda vez. Em sua primeira participação, ainda no 6º ano, foi premiado com a medalha de prata e, desta vez, terá direito à medalha de ouro, estando entre os trinta melhores colocados do país.

Emocionado, Iago conta a sensação de ser medalhista por dois anos consecutivos: “Fiquei muito feliz e ainda mais animado do que o ano passado”, afirma, falando sobre a preparação para edição de 2019.

“Eu estudo em uma escola de tempo integral que me ajudou bastante. Durante o ano eu respondi questões de provas anteriores, contei com o apoio dos professores, participei de aulas intensivas às terças e quintas-feiras à noite e também aos sábados”, explica o estudante que obteve 94% de acertos na prova.

Aplicada pela primeira vez no ano de 2005, com o intuito de incentivar o estudo das ciências exatas no país, a OBMEP foi criada tendo como principais pilares: a promoção do estudo da matemática, melhoria das condições educacionais na educação básica, além da qualificação dos professores que atuam diretamente na educação da rede pública de ensino do país. A avaliação é desenvolvida, principalmente, por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.