Provas chegando

Na reta final para o Enem, equilíbrio é fundamental; veja dicas

Confira as dicas para organizar as atividades até o dia da prova.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
As provas neste ano serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.
As provas neste ano serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. ( Foto: Divulgação)

BRASIL - O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando. São 5.095.308 milhões de inscritos que farão as provas nos dias 3 e 10 de novembro em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. Nos dias que antecedem o Enem, muitas são as dúvidas sobre como dividir o tempo entre os estudos e o descanso e quais são as orientações para realizar uma boa prova.

A Doutora em Educação do Marista Escolas Sociais, Viviane Aparecida da Silva, reforça que além de se dedicar ao conteúdo é fundamental deixar um tempo livre para o relaxamento. “Depois de ver todos os conteúdos que o estudante precisa, ele pode fazer um passeio ao ar livre, ficar um tempo em família, ler um livro ou ver um filme que goste, esses momentos ajudam a oxigenar a memória para absorver ainda mais”, orienta.

Na reta final

Outra dica é que a rotina de estudos pode ser organizada para a revisão dos temas que mais trazem dúvidas. “É bom começar com conteúdos revisados em sala de aula, preferencialmente, na mesma sequência; dessa forma o aluno não precisa gastar energia e tempo pensando, diariamente, por onde começar a estudar”, reforça Viviane.

Para estar tranquilo e pronto para o Enem 2019 a especialista traz algumas dicas essenciais para o período que antecede as provas.

Priorize os conteúdos que mais lhe trazem dúvidas

O estudante deve focar nas áreas do conhecimento que considera mais difíceis, dedicando um tempo maior a elas. Para isso, uma sugestão é buscar uma quantidade maior de material de apoio e empenhar-se para assimilá-los.

Leitura é fundamental

Priorize a leitura de gêneros textuais diversos, tais como: crônicas, artigos de opinião, notícias de jornais, de revistas, online etc. Além de ficar bem informado sobre os possíveis temas para a Redação, você expande o seu vocabulário.

Atenção à Redação

A redação exige uma atenção especial. Nos últimos dias, escreva o máximo possível, revisando os elementos que compõem a estrutura dissertativa solicitada pelo Enem.

Desacelerar é a palavra de ordem

Programe seu tempo de estudos e não ultrapasse o tempo estipulado. É importante manter os momentos com a família, com os amigos e, principalmente, os momentos para o descanso.

Fique atento à saúde

Para melhorar a assimilação do conhecimento, é importante pensar no bem-estar, cuidando da alimentação, fazendo pausas para o descanso e praticando atividades físicas.

Dormir bem é tão importante quanto estudar

A rotina de um sono tranquilo afeta todas as atividades. É fundamental manter a recomendação diária de 8 horas de sono, recuperando, assim, o descanso necessário para as provas.

Organize e separe os documentos antecipadamente

Para evitar imprevistos nos últimos dias, confira todos os documentos obrigatórios. Para o Enem 2019 é necessário documento de identidade original com foto, cartão de prova e caneta preta de material transparente. Atenção: essa é o único tipo de caneta que será permitido para fazer as provas.

Se hidrate e coma alimentos leves

Nos dias anteriores à prova, beba bastante líquido, faça as refeições no horário correto e busque uma alimentação leve e saudável.

Atenção ao horário

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). O ideal é ficar atento ao relógio e sair de casa com antecedência. “O trânsito, em algumas regiões de prova, costuma ficar bem intenso, o melhor é chegar antes para evitar qualquer imprevisto”, recomenda Viviane.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.