Maranhão

Fecomércio-MA realiza debate sobre implantação do Sistema BRT

Objetivo do evento foi buscar soluções que reduzam os impactos sobre o comércio durante o período das obras na região.

Fecomércio-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
(Fecomércio-MA realiza debate sobre implantação do Sistema BRT)

SÃO LUÍS - A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) realizou nesta quinta-feira (24), um debate sobre a implantação do Sistema BRT de transporte nas Avenidas dos Holandeses e Litorânea. O evento, que reuniu cerca de 120 pessoas entre empresários e sociedade civil, teve como objetivo apresentar os detalhes das obras, que já começaram a impactar tanto a população quanto o comércio da região.

Na ocasião, o vice-presidente da Fecomércio-MA, Antonio de Sousa Freitas, destacou que a obra de implantação do Sistema BRT é um passo importante na direção da modernização do atual plano de mobilidade urbana da região metropolitana de São Luís e que empresários da região deverão ter suas rotinas alteradas em prol de um bem comum.

“Esse encontro é uma reunião de compartilhamento de conhecimentos, mas, principalmente, um momento de planejarmos o futuro das nossas empresas. Precisamos planejar estratégias que possam reduzir os transtornos causados pelas obras em nossos negócios. A cidade de São Luís e o comércio local ainda terá muito a comemorar com o fluxo de consumidores nesta região da Holandeses e Litorânea”, explicou o vice-presidente.

Durante o evento, o Presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Lawrence Melo Pereira, explicou sobre a requalificação viária, com a criação de uma faixa exclusiva para ônibus, destacando os detalhes do projeto e o cronograma das obras.

Na apresentação, o presidente da MOB explicou sobre a extensão do BRT, a criação de faixas exclusivas para ônibus, implantação de terminais de integração, sistemas cicloviários e estações de embarque e desembarque. Além disso, Lawrence Melo, explicou sobre as requalificações das avenidas e a fase das obras.

“Buscamos esclarecer pontos de dúvidas sobre o projeto de implantação do BRT, que é de suma importância para o desenvolvimento sustentável da cidade, gerando diversos impactos positivos no comércio, na geração de empregos e no desenvolvimento do turismo”, esclareceu o presidente da MOB.

De modo geral, o evento visou dialogar com o Governo do Estado e buscar soluções que reduzam os impactos sobre o comércio durante o período das obras. No projeto estão previstos o alargamento da avenida dos Holandeses com a utilização do recuo de pista e a eliminação de alguns pontos de estacionamentos ao longo da via. A previsão é que sistema entre em operação ainda no primeiro semestre de 2021.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.