Meio ambiente

Petrobras retira mais de 200 toneladas de resíduo oleoso de praias

Os resíduos de óleo são retirados de praias do Nordeste pela Petrobras desde 12 de setembro.

Imirante.com, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
Os resíduos são uma mistura de óleo e areia.
Os resíduos são uma mistura de óleo e areia. ( Foto: Adema/Governo de Sergipe)

BRASÍLIA - O montante de resíduos de óleo retirados de praias do Nordeste pela Petrobras desde 12 de setembro já soma mais de 200 toneladas, divulgou hoje (16) a estatal. Os resíduos são uma mistura de óleo e areia e foram recolhidos por cerca de 1,7 mil agentes ambientais.

Leia também:

Mais pacotes de borracha são encontrados em praias do MA

Golfinho é morto após ser atingido por óleo em praia de Alagoas

Petrobras recolhe mais de 133 toneladas de resíduo oleoso de praias

O trabalho ocorre em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, e os custos das atividades de limpeza serão ressarcidos. O instituto é o responsável pelas decisões na operação, enquanto a estatal dá apoio técnico e implementa as estratégias.

A Empresa acionou cinco Centros de Defesa Ambiental e nove Centros de Resposta a Emergência para responder ao desastre ambiental. As estruturas estão posicionadas em pontos estratégicos do território nacional para garantir condições de resposta a possíveis vazamentos de óleo em unidades da companhia, o que não é o caso desse derramamento de óleo no litoral brasileiro.

Análises do Centro de Pesquisas da Petrobras atestaram que o óleo cru que polui praias de diversos estados do Nordeste desde setembro não é produzido no Brasil e não foi comercializado nem transportado pela Petrobras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.