Multas de trânsito

Aplicativo concede mais de R$ 107 milhões de descontos em multas de trânsito

O sistema gerencia multas registradas por 17 Detrans e órgãos de fiscalização de 82 municípios.

Imirante.com, com informações do UOL

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
Saiba como conseguir até 40% de descontos em multas.
Saiba como conseguir até 40% de descontos em multas. (Foto: divulgação)

BRASIL – O aplicativo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que está disponível desde novembro de 2016, já conseguiu garantir mais de R$ 107 milhões de desconto em multas de trânsito de mais de 1,7 milhões de veículos em todo o país.

As informações foram repassadas pela Serpro, que é a empresa federal de processamento de dados responsável pela plataforma. Ela permite receber notificações de infrações de trânsito e pagá-las com até 40% de desconto.

O sistema gerencia multas registradas por 17 Detrans e órgãos de fiscalização de 82 municípios.

Saiba como se cadastrar:

1 - Acesse o site do SNE (Sistema de Notificação Eletrônica) ou baixe o aplicativo nas lojas Play Store ou App Store;

2 - Em seguida, faça o cadastro, acionando login e seguindo as instruções da página de serviços do governo federal (acesso com CPF e senha ou via certificado digital);

3 - A próxima etapa é a ativação do cadastro, feita a partir de um link enviado ao e-mail indicado anteriormente;

4 - Selecione os veículos que deseja incluir no SNE por meio do link "Meus Veículos”.

Como solicitar o desconto

Quando o proprietário do veículo cadastrado no SNE receber a notificação da multa, ele pode gerar o boleto eletrônico por meio do próprio aplicativo, que utiliza tecnologia de geolocalização para indicar os bancos conveniados para pagamento da infração.

Um ponto importante para obtenção dos 40% de desconto é que a a multa tem que estar dentro da data de vencimento e o motorista precisa abrir mão de ingressar com recurso contra a autuação. Já quem, ainda assim, decidir recorrer, mas tiver que pagar, receberá o tradicional desconto de 20%, de efetuar o pagamento dentro do prazo.

Para finalizar o processo o sistema gera um código de barras, que permite a conclusão por meio de aplicativo do banco. Ou seja, dá para fazer a operação inteira apenas pelo celular, desde que a instituição financeira do usuário permita. O SNE não tem opção de parcelamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.