EDUCAÇÃO

CNPq suspende indicação de novos financiamentos e bolsas

Principal agência de fomento à pesquisa do país tem déficit de mais de R$ 300 milhões.

IMIRANTE.COM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
Atualmente, cerca de 80 mil bolsistas são financiados pelo CNPq
Atualmente, cerca de 80 mil bolsistas são financiados pelo CNPq (MCTIC)

SÃO LUÍS - Uma nota publicada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nesta quinta-feira (15) ressaltou a atual realidade da agência federal de fomento à pesquisa e informou que o orçamento para o órgão não deve ser recomposto este ano, o que implica, diretamente, na concessão de novas indicações de bolsas.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) vigente, aprovada no ano passado, impactou em um déficit de mais de R$ 300 milhões à agência, que teve de congelar chamadas para financiamento de pesquisas e bolsas. Atualmente, cerca de 80 mil bolsistas são financiados pelo CNPq.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) informou que está em tratativas com a Casa Civil na tentativa de liberar crédito extra para o CNPq. Contudo, ainda não há previsão de quanto será a liberação.

Saiba mais

Reportagem publicada em 25 de julho pelo jornal Folha de São Paulo revelou uma carta em que sete ex-presidentes do CNPq afirmaram que o órgão estaria em perigo. Um trecho dizia que estão em risco “décadas de investimentos em recursos humanos e infraestrutura para a pesquisa e inovação do país”.

Veja íntegra da nota

Nota sobre suspensão de indicação de bolsistas

O CNPq informa a suspensão de indicações de bolsistas, uma vez que recebemos indicações de que não haverá a recomposição integral do orçamento de 2019. Dessa forma, estamos tomando as medidas necessárias para minimizar as consequências desta restrição. Reforçamos nosso compromisso com a pesquisa científica, tecnológica e de inovação para o desenvolvimento do País, e continuamos nosso esforço de buscar a melhor solução possível para este cenário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.