Educa Mais Brasil

Bolsas de pesquisa da Nieman Foundation, da Harvard, estão com inscrições abertas

Selecionados receberão auxílio semanal de US$ 1.350 por até 12 semanas.

Educa Mais Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Os selecionados poderão passar até 12 semanas – dependendo do escopo do projeto – na Harvard, tendo acesso aos centros de pesquisa, bibliotecas e outros.
Os selecionados poderão passar até 12 semanas – dependendo do escopo do projeto – na Harvard, tendo acesso aos centros de pesquisa, bibliotecas e outros. (Foto: Divulgação)

A Universidade Harvard (EUA), por meio da Fundação Nieman de Jornalismo, está selecionando pesquisadores com boas ideias de projetos com foco na promoção da qualidade no fazer jornalístico. Estão aptos a participar profissionais de diversas áreas, como programadores, designer, jornalistas, empreendedores e acadêmicos. As inscrições seguem até o dia 27 de setembro.

Os selecionados poderão passar até 12 semanas – dependendo do escopo do projeto – na Harvard, tendo acesso aos centros de pesquisa, bibliotecas e outros. Não é exigido curso superior ou experiência de mercado, mas é preciso ter inglês avançado e disponibilidade para morar em Boston durante a realização do projeto.

Semanalmente, será concedida uma bolsa de US$ 1.350 (5.081 em reais), além da acomodação. No entanto, aqueles que estiverem vinculados a alguma empresa não receberão o auxílio semanal.

Para participar, os candidatos deverão preencher um formulário no site da Fundação Nieman, fornecendo informações biográficas, três referências profissionais, currículo, além de um ensaio de 600 palavras sobre o projeto que será executado. A instituição não delimitou um número específico de vagas, informando apenas que, ao menos, cinco bolsistas serão selecionados. Desde o início do projeto, em 2012, a Fundação Nieman recebeu 42 bolsistas.

Dicas importantes

Ao escrever o projeto é ideal que os candidatos pensem nas seguintes perguntas:

- Quais os recursos locais ou de Harvard serão importantes para a realização do projeto?

- Para avançar no projeto, como você usará o período de treinamento na universidade?

- Qual será o resultado do seu projeto após ser executado?

- Como o trabalho desenvolvido irá contribuir para o futuro do jornalismo?

A Fundação Nieman orienta ainda que os estudantes, se selecionados, iniciem os projetos já com pró-análises prontas – identificando e contatando as fontes da pesquisa, além do agendamento de possíveis consultas e entrevistas –, aproveitando ao máximo o tempo de execução da pesquisa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.