Prevenção

Dentistas deveriam ser consultados antes de tratamentos médicos

Segundo cirurgião-dentista, é uma questão de saúde pública o trabalho conjunto entre médicos de diversas especialidades e dentistas.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Bactérias bucais causam doenças cardíacas (endocardite que pode levar o paciente à morte) derrame cerebral, câncer, doenças respiratórias, diabetes, nascimentos de bebês prematuros.
Bactérias bucais causam doenças cardíacas (endocardite que pode levar o paciente à morte) derrame cerebral, câncer, doenças respiratórias, diabetes, nascimentos de bebês prematuros. (Foto: MF Press Global)

RIO DE JANEIRO - Sempre escutamos que a saúde começa pela boca e da importância de cuidar da higiene bucal. Bactérias bucais causam doenças cardíacas (endocardite que pode levar o paciente à morte) derrame cerebral, câncer, doenças respiratórias, diabetes, nascimentos de bebês prematuros. Então porque dificilmente ouvimos em uma consulta médica que é preciso tratar dos dentes? Qual foi a última vez que o seu médico recomendou que você procurasse um dentista?

O Dr. Gustavo Issas, cirurgião-dentista, aponta que seria uma questão de saúde pública o trabalho conjunto entre médicos de diversas especialidades e dentistas: "o corpo humano é uma máquina complexa onde tudo, absolutamente tudo, está interligado. E assim deveriam ser os profissionais da saúde, trabalhando em conjunto. Por exemplo, problemas na coluna trazem desordens mastigatórias e vice-versa, o que já é conhecido. Mas apesar disso, nunca vi um ortopedista ou fisioterapeuta indicar seus pacientes a procurar um dentista. Quando foi a última vez que outro profissional de saúde encaminhou o paciente ao dentista? No entanto, nós dentistas indicamos usualmente que nossos pacientes consultem cardiologistas, fonoaudiólogos, ortopedistas, quiropraxia e outros”, relata.

Ir ao dentista é uma questão de saúde pública

Segundo o Dr. Gustavo Issas, antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico, o ideal seria consultar um dentista para avaliar a saúde bucal: “O Dr. Ivo Pitanguy dizia que antes de fazer uma plástica no rosto o paciente deve procurar um dentista, e eu concordo com ele. Quantas pessoas você conhece que foram ao dentista por recomendação médica? Muitas vidas, muito sofrimento e muito dinheiro poderiam ser preservados com uma simples união destes profissionais, o que seria tão valioso no âmbito da saúde pública para a humanidade”.

É preciso uma ação conjunta dos especialistas

O dentista afirma que a maior integração entre medicina geral e odontologia é uma luta antiga: “Hoje a classe odontológica luta para que haja um dentista nas unidades de terapia intensiva, mas isso teria efeito somente emergencial e não preventivo. Assim, uma visita ao dentista antes de uma cirurgia, na minha opinião seria o mais indicado”.

Como recomendação, o cirurgião-dentista conta que seria ideal que os pacientes também se envolvam em ter essa consciência: “Questione o seu médico e o seu dentista sobre isso, para incentivá-los a elevar o nível dos tratamentos multidisciplinares, o que representa um ganho para todos”.

Depressão pode ter também origem na saúde bucal

"No caso de depressão, psiquiatras e psicólogos deveriam também indicar o dentista para avaliação de higiene e bruxismo. Estudos já apontam que em alguns casos, existe correlação entre a saúde bucal e a depressão, e isso praticamente nunca é dito. Precisamos entender que a saúde bucal em dia é fundamental para um corpo e uma mente saudável”, destaca Dr. Gustavo Issas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.