Habeas corpus

Defesa pede acesso à investigação contra sargento da Aeronáutica

No dia 25 de junho, o sargento Rodrigues foi preso em Sevilha, na Espanha, com 39 quilos de cocaína.

Imirante.com, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Quando foi preso, o sargento havia partido do Brasil em missão de apoio à viagem presidencial ao Japão para a reunião do G20.
Quando foi preso, o sargento havia partido do Brasil em missão de apoio à viagem presidencial ao Japão para a reunião do G20. (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA - A defesa do sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues entrou hoje (12) com pedido de habeas corpus no Superior Tribunal Militar (STM) para ter acesso à investigação aberta no Brasil contra o militar. No dia 25 de junho, Rodrigues foi preso em Sevilha, na Espanha, com 39 quilos de cocaína, quando passava pelo controle alfandegário.

Leia também:

Cocaína em avião da FAB: Senadores querem ouvir ministro-chefe

O advogado Carlos Alexandre Klomfahs, responsável pelo caso, sustenta no tribunal militar que não conseguiu ter acesso à investigação militar que está em andamento na Aeronáutica. O caso deve ser analisado pelo vice-presidente do STM, ministro José Barroso Filho. No Brasil, os fatos também são investigados pela Polícia Federal (PF).

Quando foi preso, o sargento havia partido do Brasil em missão de apoio à viagem presidencial ao Japão para a reunião do G20, integrando a tripulação que ficaria em Sevilha. O sargento foi acusado pelas autoridades espanholas por crime contra a saúde pública, categoria em que se encontra o tráfico de drogas.

De acordo com a FAB, o inquérito para apurar o episódio deve ficar pronto em até 40 dias. O resultado deve ser encaminhado ao Ministério Público Militar (MPM), que poderá, então, abrir uma denúncia-crime contra o sargento da Aeronáutica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.