Enem 2019

Em uma semana, exame já registrou quatro milhões de inscritos

Os boletos da taxa de inscrição poderão ser pagos até 23 de maio.

Imirante.com, com informações do MEC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
A inscrição para pessoas com alguma deficiência ou com necessidade de recurso de acessibilidade também está mais fácil este ano.
A inscrição para pessoas com alguma deficiência ou com necessidade de recurso de acessibilidade também está mais fácil este ano. ( Foto: Juliana.Andrade / EBC)

BRASIL - Com novo sistema, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já registou quatro milhões de pessoas inscritas, às 20h50 dessa segunda-feira (13), uma semana após a abertura das inscrições.

Quem quiser fazer o exame para acesso à educação superior tem até as 23h59 da próxima sexta-feira (17) para se inscrever, exclusivamente pela Página do Participante. Vale o horário de Brasília. Os boletos da taxa de inscrição poderão ser pagos até 23 de maio.

Neste ano, o Inep lançou um novo passo a passo das inscrições em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é explicar o processo e tirar dúvidas das pessoas surdas que pretendem fazer o Enem 2019. O vídeo foi produzido pelo próprio Inep, com a parceria da Comissão de Libras do Enem.

O conteúdo exclusivo para a comunidade surda contempla, ainda, uma versão do edital em Libras e uma campanha nas redes sociais. As ações fazem parte do Enem em Libras, uma iniciativa da Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep direcionada à comunidade surda que tem a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua.

A inscrição para pessoas com alguma deficiência ou com necessidade de recurso de acessibilidade também está mais fácil este ano. Um dos avanços do novo sistema de inscrição do Enem é o fato de as perguntas serem apresentadas de acordo com a resposta anterior do participante.

Isso significa que o sistema conduz o participante apenas para as perguntas que ele precisa responder. As etapas da inscrição relacionadas com o atendimento especializado e específico ficaram mais rápidas com as mudanças.

Enem

O Enem é realizado anualmente pelo Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Em 21 edições, o exame já recebeu quase 100 milhões de inscrições.

O exame avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições portuguesas. O Enem também possibilita o financiamento e apoio estudantil, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os dados do Enem também permitem autoavaliação do estudante o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. O exame é aplicado em dois domingos e tem quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.