Congelamento

Concessão de bolsas de mestrado e doutorado é suspensa pela Capes

Segundo a assessoria do órgão, que é ligado ao Ministério da Educação (MEC), o “congelamento” das bolsas se deu neste mês de maio.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). (Foto: divulgação)

BRASIL – Foi informado nesta quarta-feira (8), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a decisão de suspender a concessão de bolsas a nível de mestrado e doutorado. O total das bolsas, as áreas de pesquisa e o valor congelado não foram divulgados.

Segundo a assessoria do órgão, que é ligado ao Ministério da Educação (MEC), o “congelamento” das bolsas aconteceu neste mês de maio. Por meio de nota a Capes afirma que o sistema para geração de folhas de pagamento "permaneceu fechado para ajuste da concessão de bolsas" neste mês, o que, na prática, significa o "recolhimento de bolsas que estavam à disposição das Instituições".

A Capes diz ainda não ter o número exato de bolsas recolhidas. Com essa decisão novos candidatos estão impedidos de receberem bolsas que tinham verba já liberadas e previstas para 2019.

Ainda segundo a Capes, o bloqueio não atinge estudantes cujos mestrados e doutorados estão em andamento. O valor mensal por estudante é de R$ 1,5 mil no mestrado e R$ 2,2 mil no doutorado.

Medidas da Capes

Além do congelamento de todas as bolsas ociosas identificadas nos programas de pós-graduação, a Capes prevê a redução gradativa da concessão de novas bolsas para todos os cursos que se mantêm com nota 3 (conceito mínimo de permanência no sistema de pós-graduação da Capes) no período de dez anos. Atualmente, 211 programas têm essa pontuação. Além disso, a suspensão de novas bolsas do programa Idiomas Sem Fronteiras originado do Ciência sem Fronteiras.

Segundo a Capes, serão reforçadas as parcerias com o setor empresarial, para que possam ser ampliados os investimentos em pesquisa.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.